DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) oferecerá 50 exames de mamografia para servidoras com mais 40 anos e 50 exames de câncer do colo do útero (CCO) para servidoras com idade a partir de 35 anos ao longo deste mês. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, lançada pelo presidente do órgão, conselheiro José Carlos Novelli, nesta terça-feira (3).
“Assim como inúmeras instituições pelo mundo, o TCE-MT abraça esta causa, compartilhando informações para conscientização coletiva e proporcionando maior acesso aos serviços e diagnósticos”, afirmou Novelli ao convidar conselheiros e demais servidores a compartilharem o laço rosa, que simboliza a campanha.
Na ocasião, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, falou sobre a importância da conscientização. “É um câncer curável, especialmente se for detectado precocemente, então é muito relevante que essa campanha se repita ano a ano. Tenho certeza de que vai alertar muitas mulheres para a possibilidade de um diagnóstico precoce e com isso, trazer sucesso ao tratamento”.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Já os exames de CCO, serão agendados nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 30 e 31 de outubro, pela médica ginecologista do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT).
Desenvolvida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), em parceria com a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, a campanha conta ainda arrecadação de lenços para doação às mulheres em tratamento no Hospital de Câncer e mobilização dos servidores para usarem uma peça na cor rosa no dia 24 de outubro, quando será realizada palestra com o especialista Bruno Heringer.
Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos).
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco
Segundo o Inca, não há uma única causa para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.