DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Restaurante Popular ‘Elza Fortunato Biancardini’, da Prefeitura de Cuiabá, serviu cerca de 300 refeições na terça-feira (14), no primeiro de retomada do atendimento após uma ampla reestruturação. O processo de modernização do espaço foi acompanhado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.
O Restaurante Popular funciona de segunda à sexta-feira (excetuando feriados e finais de semana), no horário das 11h às 14h, é coordenado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
“O cardápio oferecido no Restaurante Popular é notável por sua variedade e equilíbrio. Cada refeição é composta por proteínas, saladas, carboidrato, suco e sobremesa. O preço simbólico demonstra o compromisso da gestão em tornar a alimentação balanceada e de qualidade acessível a todos, promovendo assim a inclusão social e a melhoria da segurança alimentar. Gradativamente, o atendimento será ampliado e chegaremos a 1,7 mil refeições servidas todos os dias. Em um mês serão mais de 30 mil”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“O flagelo da fome atinge milhares de famílias, como indicam os levantamentos feitos nos últimos anos, e sua erradicação exige políticas públicas eficientes. O entendimento da gestão Emanuel Pinheiro é de trabalhar ainda mais pelo fortalecimento e aplicação da política de assistência social. A fome machuca e por isso é tão urgente à atuação e por isso o Restaurante Popular aliado ao maior programa de combate à fome da história de Cuiabá, o Prato Cheio. Hoje, o Prato Cheio já possibilita o acesso a refeições em valor simbólico em bairros distantes, mas é preciso o reconhecimento quanto a necessidade de possibilitar ao cidadão ferramentas para o crescimento. Ou seja, ações que perpassam pelo ensino, pela qualificação, por garantir o acesso aos direitos e a Prefeitura de Cuiabá atua firmemente nesse propósito. A gestão trabalha alicerçada pelo compromisso de humanizar e de servir aos que mais precisam. Somente nos 14 Centros de Referência que mantemos são quase nove mil atendimentos todo mês. Temos mais de 128 mil famílias no CAD Único, sendo 55 mil classificadas no mais alto grau de pobreza”, declarou Márcia Pinheiro.
O Restaurante Popular passou por reforma completa abrangendo diversas áreas, desde a modernização da cozinha até a renovação da área de atendimento e refeições. As instalações foram atualizadas para garantir padrões rigorosos de higiene e segurança alimentar, priorizando também a acessibilidade, com banheiros adaptados, cozinha com equipamentos de qualidade e refeitório com espaços adequados para atender o maior número de pessoas diariamente. A capacidade de atendimento é de 1,7 mil refeições por dia.
Além disso, para facilitar o acesso daqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção, o restaurante possui dois andares, sendo o piso térreo para atendimento preferencial dos idosos, pessoas com deficiência, dentre outros.
Mesmo com a retomada dos atendimentos presenciais no Restaurante Popular, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, reforça seu compromisso com a assistência à população em situação de rua. A distribuição diária de refeições (marmitas) permanece como uma iniciativa fundamental para garantir alimentação e dignidade a esse público vulnerável.
Ao todo, são distribuídas diariamente 450 refeições, demonstrando o empenho da administração municipal em assegurar o acesso a uma alimentação adequada e digna para aqueles que enfrentam desafios diários nas ruas da cidade.
A equipe de abordagem da Secretaria realiza as entregas nos principais pontos de concentração da população em situação de rua, abrangendo áreas como Morro da Luz, Beco do Candeeiro, Rodoviária, Prainha, Barão de Melgaço, entre outros. “Esse esforço contínuo visa alcançar o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. O Restaurante Popular está localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 3061 – Centro.