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Polícia lança Whatsapp para orientar vítimas de crimes cibernéticos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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Reprodução

Todo mundo conhece alguém que já caiu em um golpe ou até mesmo já foi vítima de um e, mesmo sabendo que deveria agir rápido para amenizar a situação, na hora não sabia como proceder ou buscar ajuda.

Pensando na agilidade de reposta às vítimas, assim como na otimização dos apoios às delegacias do interior do estado, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) criou um WhatsApp específico para atendimento aos casos de golpes pela internet.

O projeto de atendimento ao público externo assim como aos policiais da instituição foi uma iniciativa do delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy, que implementou o uso da ferramenta chatbot – sistema desenvolvido a partir de algorítimos de inteligência artificial – para que os atendimentos ganhem mais agilidade e disponibilidade, trazendo respostas rápidas aos cidadãos e servidores.

Com o uso da ferramenta, os atendimentos realizados por meio do aplicativo de mensagens, funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, respondendo as principais dúvidas de forma imediata.

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Entre as funcionalidades do menu interativo estão disponíveis diversas modalidades de golpes e orientações como proceder em cada situação. O número da DRCI, que deve ser divulgado para o maior número de pessoas possíveis, a fim de evitar maiores prejuízos às vítimas é o 65 98173-0544.

O canal criado pela DRCI tem o objetivo de orientar vítimas e policiais, não se tratando de um canal de denúncias ou de registro de ocorrência, uma vez que a unidade não é responsável pelas investigações de crimes de estelionato. Para avanço das investigações é necessário que a vítima faça o registro do boletim de ocorrência, sendo as apurações dos fatos conduzidas pelas Delegacias Especializadas de Estelionato de Cuiabá e Várzea Grande e no interior do estado pela delegacia da cidade onde reside a vítima.

A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, acredita que a medida pode auxiliar muitas vítimas, assim como o atendimento realizado nas delegacias de todo o estado. “Por meio do Whatsapp conseguimos orientar passo a passo de como proceder em diversas situações de golpes, que tenho certeza, que muitos ficam sem saber o que fazer”, disse a delegada.

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  • 17 de janeiro de 2024 às 15:45:06