DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou o Relatório Anual de Gestão (RAG) das contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de 2022 na última terça-feira, dia 6. As contas do prefeito Emanuel Pinheiro na Saúde foram aprovadas por unanimidade pelo CMS.
O RAG é uma ferramenta de gestão formalizada de acordo com o Plano Anual de Saúde (PAS), capaz de verificar as realizações do plano, comparando aquilo que foi executado e aquilo que foi parcialmente executado.
Ao analisar o RAG, o Conselho também examina a utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) que são alocados do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e do próprio município.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“Toda essa análise foi feita e culminou na aprovação, e com certeza foram feitas também recomendações para alinhar medidas que podem ser tomadas nos próximos anos”, afirmou o vice-presidente do Conselho, Júlio César Garcia. “A análise que fizemos, através do parecer, é sobre o relatório apresentado pela Assessoria de Planejamento da SMS”, completou Júlio.
O Conselho Municipal de Saúde é o órgão que representa a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, é um órgão independente que possui representantes de unidades de saúde do município e também do Estado de Mato Grosso.
O RAG analisado pelo Conselho foi aprovado com apenas duas abstenções durante a votação. A presidência do conselho é ocupada pelo atual Secretário de Saúde, Deiver Teixeira, que comemorou a aprovação.
“A aprovação por parte do Conselho Municipal de Saúde indica que estamos no caminho certo para estabilizar as contas da pasta e evoluir financeiramente para trazer melhores condições para a população cuiabana”, afirmou. “É ordem do prefeito Emanuel Pinheiro avançar na melhoria das contas públicas da SMS para aumentarmos com isso o alcance e a qualidade dos nossos atendimentos”, completou.
Sobre a aprovação, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, afirmou que “trabalhamos incessantemente para ampliar a capacidade de atendimento, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso rápido e eficiente aos serviços médicos necessários. A responsabilidade da Prefeitura para com a saúde vai muito além do atendimento curativo. Concentramos todos os esforços, em todos os serviços que prestamos, nesse propósito: o de sempre levar ao cidadão que mais precisa, um serviço de qualidade, em uma estrutura bem organizada”, declarou o gestor.