DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada virtualmente nesta quinta-feira (23), foi aprovada a liberação de R$ 60 milhões (por ano) em recursos federais destinados à saúde pública de Cuiabá.
O anúncio quanto à disponibilização dos recursos para desafogar a saúde pública de Cuiabá foi realizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em Brasília, na semana passada.
Graças a intermediação do deputado federal Emanuelzinho, o Ministério da Saúde anunciou o aporte financeiro para a capital mato-grossense que sofre sem a contrapartida legal que é competente ao Estado. Sem atendimento adequado à rede de saúde, os usuários do SUS do interior do Estado recorreram por ajuda na capital, sopesando a rede municipal de saúde.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Nesta manhã, o prefeito Emanuel Pinheiro celebrou a aprovação dos 60 milhões de incremento no Teto MAC. “Depois de muita luta, finalmente, conseguimos a aprovação destes recursos pela CIR, que conseguimos graças à articulação do deputado federal Emanuelzinho junto ao Governo Federal para reforçar o sistema de saúde de Cuiabá. Não é novidade para ninguém que desde sempre Cuiabá carrega a saúde do estado nas costas e esse incremento será essencial para podermos continuar os atendimentos de maneira eficaz e com qualidade. Sabemos que o SUS é universal e que devemos sim atender todos os pacientes, independente da procedência, mas precisamos de dinheiro para manter os serviços funcionando adequadamente, por isso esses recursos são essenciais para a saúde publica de Cuiabá”, celebrou o prefeito Emanuel Pinheiro.
“Este aumento de recursos representa não apenas um incremento financeiro, mas um investimento direto no bem-estar de cada cidadão e cidadã. Esta vitória é de todos nós. É uma vitória do comprometimento, da dedicação e da união em prol de um objetivo comum: promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Vamos continuar trabalhando juntos, com transparência, responsabilidade e, acima de tudo, com um profundo respeito por cada cidadão que confia em nosso trabalho”, disse o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira.
Durante a CIR, mais duas propostas que beneficiarão Cuiabá também foram aprovadas: incentivo financeiro estadual de custeio mensal da UPA Verdão e da UPA Jardim Leblon. Caso essas propostas sejam aprovadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), cada UPA receberá o aporte financeiro de RS 125 mil do Estado.