DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou da solenidade de abertura da 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), na noite desta quinta-feira (11), no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, e destacou a importância da capital para o fortalecimento do agro mato-grossense. O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas estaduais e do setor do agronegócio.
“A 56ª edição da Expoagro é a consagração de uma grande festa e para mim, é uma honra estar aqui representando Cuiabá. Por isso, eu gostaria de saudar a todos homenageando Cuiabá, que é a capital de todos os mato-grossenses e uma das principais responsáveis por Mato Grosso ser essa referência no agronegócio. Hoje o nosso estado desabrochaça para o Brasil, para o mundo, como celeiro da economia nacional, como celeiro do agronegócio, como a terra da produção e onde se produz, aqui tudo que se planta, aqui dá com o talento desses homens e mulheres extraordinários que fazem a história e, pra mim é uma honra fazer parte disso”, disse o prefeito.
Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, afirmou que a Expoagro é muito mais que shows e palestras e destacou que o evento é ‘onde o agronegócio vive’.
“Esse ano a Expoagro completa 60 anos com sua 56ª edição, e é por esse evento que as pessoas se encontram, é onde o agro vive. Nós temos orgulho de pertencer ao agro, às cadeias produtivas que movimentam esse país”, destacou.
Atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representa 21,36% do PIB de Mato Grosso e, com 62% da sua área preservada, o estado é considerado o maior produtor de grãos do país.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, por ser a maior força econômica do estado, apoiar a Expoagro e o Fórum das Cadeias Produtivas é incentivar o desenvolvimento do agronegócio mato-grossense.
“Nosso agronegócio é a maior força econômica do Estado, ainda sim, somos o estado que mais preserva. Apoiar esse evento, é apoiar o desenvolvimento das cadeias produtivas, as prospecções de negócios e o conhecimento que aqui será compartilhado”, reiterou.
Expoagro
A programação conta com 10 dias de shows nacionais e locais, sendo apenas duas noites com cobrança de entrada nos dias 19 e 20 de julho. O evento ainda terá leilões, rodeio, competições hípicas, parque de diversões, cursos gratuitos de qualificação, vitrine de animais, gastronomia, opções de lazer para a família.
Além disso, haverá paralelamente o congresso técnico “Fórum das Cadeias Produtivas”, que somará seis dias de debates em 2024. Em pauta, temas como mercado internacional, inovação, sustentabilidade, pecuária, agricultura, marketing e gestão de pessoas. A curadoria técnica do fórum será novamente realizada pela faculdade de Zootecnia da UFMT, por meio do projeto Conect Zoo.