DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O primeiro-secretário da ALMT, deputado Max Russi (PSB), foi congratulado pelo embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, pela iniciativa do Projeto de Lei nº 1368/2024, que institui o Dia Estadual contra o Antissemitismo, a ser celebrado anualmente no dia 9 de novembro.
A data remete à “Kristallnacht” (Noite dos Cristais), ocorrida em 1938, quando a perseguição aos judeus na Alemanha Nazista ganhou força, desencadeando o Holocausto.
“Ao estabelecer um dia dedicado à conscientização sobre o antissemitismo, o senhor não apenas reafirma seu compromisso com os valores de igualdade e justiça, mas também contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos. Sua liderança e empenho são verdadeiramente admiráveis” destacou o embaixador em carta enviada ao deputado.
Max Russi ressaltou a importância da memória histórica para que tragédias como o Holocausto nunca mais se repitam. “Receber esse reconhecimento da embaixada é motivo de grande orgulho. Precisamos combater toda forma de discriminação, e isso se faz com educação e conscientização”, afirmou o parlamentar.
O Projeto de Lei agora aguarda aprovação na Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da ALMT.
Antissemitismo – é a discriminação, hostilidade ou preconceito contra judeus, seja por motivos religiosos, étnicos ou culturais.