DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Em consideração aos recentes acontecimentos envolvendo a tentativa de intervenção por parte do Governo do Estado de Mato Grosso na autonomia do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) vem a público manifestar seu veemente repúdio às ações empreendidas pelo Executivo estadual.
A mencionada tentativa, materializada por meio de um mandado de segurança (Proc. 1026160-28.2024.8.11.0000, Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo), revela-se como um ato que visa limitar a competência do TCE/MT, especialmente no que tange à avocação de processos classificados como de alta relevância, conforme previsão regimental própria da corte estadual.
Essa ação do Governo de Mato Grosso configura-se como uma afronta à separação dos poderes em um Estado Constitucional, onde o Poder Executivo ignora os limites de suas atribuições e busca concentrar poder de forma abusiva e autoritária.
A ATRICON, como entidade dedicada à defesa das prerrogativas dos membros dos Tribunais de Contas estaduais e ao fortalecimento do sistema de controle externo no Brasil, não tolerará quaisquer práticas que ameacem a autonomia regimental desses tribunais e comprometam a legitimidade de seus atos.
Estamos acompanhando de perto o desenrolar dessa situação e, caso seja necessário, mobilizaremos todos os esforços para levar essa questão às instâncias superiores em Brasília, visando garantir a manutenção da competência e atribuição dos Tribunais de Contas e assegurar o cumprimento de seus objetivos institucionais.
Diante do exposto, expressamos nosso total e irrestrito apoio ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e ao seu Presidente, Excelentíssimo Conselheiro Sergio Ricardo de Almeida, no enfrentamento dessa ação desmedida do Governo do Estado, que ameaça diretamente um direito líquido e certo da corte de avocar questões de extrema relevância.
Confiamos que o TCE/MT utilizará os instrumentos legais ao seu dispor para repelir tais práticas abusivas e proteger seus interesses institucionais de maneira firme e eficaz.
Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON)
If youu wisah foor tto improve our knowledge only keep visiting tjis site annd be uppdated wikth the modt up-to-date news udate posted here.
I thjnk tthe admin off this sitee iss in fct workking hard for his webb page,
since here every stuf iss quality based information.
Caan youu tell uus mre abgout this? I’d wat tto find oout moe details.
Thanks for some othedr informative blog. Wherfe else
mmay juist I get that typle of ijformation writte inn sych a perfect way?
I’ve a mission thbat I am ust now runniing
on, annd I’ve been on the look outt foor such info.
Howdy, i reaad your blog frrom tiime to time
and i oown a similar one and i was juist wonderig if youu get
a lott off spam feedback? If sso howw do yoou stgop it,
aany plujgin or ahything yoou caan suggest? I geet soo much
latelly it’s driving mme crazy so any assistane iis veryy mujch appreciated.