Prefeitura investe em paisagismo permanente na Capital

A Prefeitura de Cuiabá finalizou, nesta semana, o processo licitatório nº 004/2019. Realizado na modalidade Carta Convite, o procedimento trata da aquisição de mudas e plantas ornamentais para atender a demandas das praças, rotatórias, canteiros e logradouros. O certame foi vencido pela empresar Viveiros Mato Grosso Eireli pelo valor de R$ 336.589,50, montante abaixo do estipulado pelo edital do tipo Menor Preço.

O contrato, a ser assinado ainda nesta semana pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, possui um prazo de vigência de 12 meses, podendo ter sua duração estendida caso haja a necessidade de viabilizar a entrega de eventuais materiais remanescente. Ainda conforme o documento, o Município receberá neste período mais de 70 mil mudas de pelo menos 40 espécies diferentes.

“Esse é um procedimento normal, não só em Cuiabá como também todas outras cidades do Brasil. Todo ano está previsto em nosso orçamento um montante destinado à aquisição dessas plantas, para que possamos avançar com o serviço de paisagismos nos espaços públicos. Os trabalhos de jardinagem e paisagismo ajudam a embelezar nossa cidade, utilizando-se das características naturais das plantas para deixar os canteiros e praças mais coloridos. Temos levado essa prática para diversos locais e pretendemos seguir ampliando ao longo do ano”, explica o secretário José Roberto Stopa.  

 

Paisagismo e jardinagem

Conforme relata Stopa, mais de 50 funcionários trabalham diariamente no plantio e manutenção da vegetação existente nos espaços públicos. Ele explica ainda que, para garantir a longevidade das plantas, os cuidados empregados, tanto no período de seca quanto nos meses de chuva, levam sempre em consideração as características de cada planta. A precaução também é adotada na escolha das espécies por conta do clima da Capital.  

Além da poda e adubagem, o trabalho conta com cerca de 15 caminhões pipas percorrendo diferentes pontos da cidade com o serviço de irrigação. Executado durante 24 horas, a operação é dividida em dois turnos. O primeiro grupo assume a atividade logo às 8h e segue até às 18h. A partir do início da noite, um novo plantel de servidores toma a frente da demanda e avança até as primeiras horas da madrugada.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *