Com mais de 1,2 mil policiais militares nas ruas, os dois primeiros dias de festa sexta-feira e sábado (01 e 02), nas 15 regiões integradas de segurança pública, pessoas foram abordadas e orientadas sobre os cuidados durante o carnaval.
O comandante-geral, coronel Jonildo José Assis, esteve neste sábado na barreira na MT 251 sentido Manso e Chapada dos Guimarães, orientando motoristas e motociclistas que subiam a serra para curtir os festejos. Assis distribuiu panfletos da campanha “Sexo com crianças e adolescentes não é carnaval, é crime, denuncie disque 100”, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), em parceria com a PM.
Ele também explicou durante algumas abordagens, sobre a importância da Carteira de Identificação Infantil, que foi criado pela PM especialmente para esse período. “Aproveitamos a oportunidade para sensibilizar as pessoas que estamos trabalhando e vamos intensificar com orientações e ostensividade”. Já em Chapada dos Guimarães, Assis orientou a tropa e conversou com moradores e turistas.
Abordagens
Ainda em Chapada, o policiamento estava nas ruas e praças. Ocorrências como apreensão de veículos, notificações e pessoas conduzidas, não foram registradas, no sábado. Em Rondonópolis, além do policiamento ostensivo em toda cidade foram montadas barreiras na saída para Guiratinga, próximas à Ponte do Rio Vermelho e no trevo de São José do Povo. Mais de 60 pessoas foram abordadas.
Policiamento nas ruas de Rondonópolis Foto: PMMT
Em Alto Garças, durante oito horas, apenas uma apreensão foi realizada e 20 pessoas foram abordadas.Em Tangará da Serra foram realizadas rondas e abordagens na região central. Na Praça da Mandioca, em Cuiabá, mais de 200 pessoas foram abordadas e a ação contou com reforço de policiais de unidades especializadas. Na Orla do Porto, os policiais atuaram em abordagens.
PM de prontidão na Orla do Porto Foto: PMMT
Em Santo Antônio de Leverger, policiais realizaram abordagem em 200 pessoas que também foram orientadas sobre questões de segurança. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia, durante ocorrência de agressão.
Em Barão de Melgaço e Distrito de Mimoso os eventos realizados no sábado foram privados, mas o policiamento em ronda e ostensiva foram realizadas. Em Acorizal e Jangada, o efetivo do policiamento foi divido em patrulhas a pé e contou com o apoio da Força Tática, na área externa e viaturas circulando pela cidade.
Em Sorriso, policiais do 12º BPM realizaram abordagens em 100 pessoas que circulavam pela avenida Blumenau e no bairro Jardim dos Ipês. Duas pessoas foram autuadas por dirigir sob influência de álcool. Na cidade de Sinop, o trabalho foi em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, mais de 70 pessoas fizeram o teste de alcoolemia e uma carteira de motorista fói recolhida.
Em Nova Xavantina, policiais da 3ª Companhia realizaram abordagens durante evento realizado pela gestão municipal – preservando a ordem pública e com orientações aos foliões. Já em Primavera do Leste, o evento realizado no lago municipal e contou com reforço de policiais de Campo Verde, Paranatinga e Santo Antônio do Leste.
Policiais preparando para ir as ruas em Primavera do Leste Foto: PMMT
Em Alta Floresta, o trabalho dos policiais foi em conjunto com equipe da Secretaria de Transito Municipal. O trabalho ostensivo e de orientação ocorreu na Avenida Ariosto da Riva.