Deputado afirma que empréstimo ainda não foi esclarecido

O pedido de empréstimo do governo do Estado de até US$ 332,610 milhões junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) foi apresentado à Assembleia Legislativa em forma do projeto de lei 310/2019. Para o deputado Eliseu Nascimento (DC), as condições desse empréstimo ainda não foram esclarecidas, por isso a explicação do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, nesta terça-feira (26), às 15 horas, no Colégio de Líderes, será crucial para definir os rumos da votação.

Segundo o deputado, o bloco governista tentou aprovar, na última semana, a dispensa de pauta, que significa que o trâmite do projeto pode ser mais curto e acelerar a aprovação, no entanto, Elizeu disse que não assinou o requerimento.

“Precisamos buscar informações mais refinadas sobre o projeto. Não é declarar que sou a favor ou contra, mas havia necessidade de ter mais esclarecimentos, de quanto vai pagar, em quantas parcelas. Já tivemos o desprazer de um empréstimo em dólar que deixou o Estado em situação delicada, por isso precisamos acompanhar de perto antes de decidir”, explica o deputado.

Após as explicações do secretário de Fazenda, Elizeu acredita que será possível votar o projeto, mas, seguindo os prazos e trâmites normais. “Não tenho problemas em votar esse empréstimo, mas não vou votar em algo que não tenho conhecimento”.

Um dos fatores que o parlamentar pontua como essenciais para a aprovação do projeto é a questão da dívida dolarizada, ou seja, feita em dólar, e como a taxa de câmbio varia, o valor final pago pode ser bem maior em reais do que o previsto inicialmente.

“Não podemos dar cheque em branco para o futuro. Qual é a segurança que o dólar não vai disparar e a dívida duplicar? As coisas precisam ser esclarecidas”, enfatiza o deputado estadual.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *