Avaliações em redes sociais sobre produtos e serviços são elementos que afetam diretamente a escolha de compra do consumidor, uma vez que atualmente a grande maioria dos consumidores consultam resenhas publicadas por outros clientes na internet, para saber se é uma boa compra.
A Bright Local, empresa de posicionamento de motores de busca, realizou um estudo mostrando que 65% das pessoas leem em média de 6 comentários antes de comprar pela internet e que 85% dos consumidores acham que o negócio é muito mais confiável por esse meio, o que se traduz diretamente em um volume maior de vendas e lucros.
Mas que credibilidade essas avaliações podem ter à primeira vista? Lembre-se de que certas estratégias ou situações podem causar descrédito em uma empresa, como críticas negativas ou classificações baixas. Um exemplo de como um cliente em potencial observa a credibilidade é revendo o número de estrelas que os clientes anteriores marcaram com suas classificações e que aparecem nos resultados da pesquisa. Cinco ou mais críticas positivas serão de suma importância para uma empresa ou loja online.
Mas o fato é que você não deve confiar cegamente em todos os comentários postados no Google ou sites de compras. Muitos vendedores pagam por opiniões falsas, tanto para desacreditar a concorrência quanto para melhorar a deles. Não há dúvida de que revisões falsas são um problema em todas as plataformas de varejo. Conheça algumas maneiras de detectar avaliações online falsas:
- Procure por excesso de “eu” e muitos verbos. De acordo com a pesquisa da Cornell University, as avaliações online que frequentemente usam “eu” são mais falsas do que as que não usam – possivelmente porque quando as pessoas estão mentindo elas tentam se tornar confiáveis usando pronomes pessoais. Além disso, “os enganadores usam mais verbos e os que usam a verdade usam mais substantivos”, descobriu a pesquisa.
- Revisões positivas se espalham pelo mundo – um revisor típico terá uma série de resenhas, tanto positivas quanto negativas no local em que vive e talvez em outros lugares. Mas se ele tiver apenas avaliações positivas espalhadas em vários países, isso é um sinal de que o revisor foi pago para escrevê-las.
- Verifique a ortografia e gramática do comentário. Muitos revisores falsos são baseados em países estrangeiros e por isso escrevem de forma “esquisita”, de uma maneira que um consumidor real não expressaria sua opinião.
- Classifique os comentários. “Em caso de dúvida, classifique as avaliações da mais recente para a mais antiga. Geralmente, se um produto é lançado com avaliações falsas (ou tendenciosas), a verdade será revelada com o tempo.
A reputação online de uma loja ou serviço local é formada não só por um bom posicionamento e presença em redes sociais, por um site atraente e blog com bom conteúdo, mas também pelas avaliações. As opiniões que os usuários deixam na página do produto são especialmente benéficas para aumentar a confiança e a credibilidade do negócio. Se elas forem positivas e, é claro, reais.