Dados divulgados pela Embrapa, resultantes do Cadastro Ambiental Rural (CAR), demonstram que os agricultores brasileiros lideram preservação ambiental no Brasil.
Criado pela Lei 12.651/12, o novo Código Florestal, o CAR mostra que mais de 4,1 milhões de imóveis rurais estavam cadastrados no Serviço Florestal Brasileiro até maio de 2017.
A área é superior a 410 milhões de hectares, sendo que em média, apenas 50,1% da superfície das propriedades são usadas na agricultura.
Segundo os dados, os agricultores preservam mais vegetação nativa na área agrícola do que todas as unidade de conservação, que juntas representam 13%, enquanto que os imóveis dos agricultores 20,5% do Brasil.
Ao todo, o Brasil tem mais de 66% de seu território coberto por vegetação nativa, sem falar nas áreas de pastagem nativa do Pantanal, do Pampa, da Caatinga e dos Cerrados, que agregadas chegariam a 75% de área preservada.
Para se adequar ao Código Florestal, os agricultores brasileiros informam com base em imagens de satélite e demarcações, todo o uso e ocupação das terras.