METRÓPOLES
[email protected]
A guerra entre os canais de TV aberta e as plataformas de streaming se intensificou com a pandemia da Covid-19. Isso porque a tela on-line se tornou o grande filão da audiência durante o isolamento social, ultrapassando emissoras como a RedeTV!, Band, SBT e Record.
Para concorrer de igual para igual com empresas como Netflix e Amazon Prime Video, o canal da família Marinho surpreendeu os telespectadores ao anunciar uma programação de cinema repleta de blockbusters e séries premiadas.
Apenas a Globo manteve a liderança do Ibope, de acordo com dados recentes, levantados pela Kantar Ibope Media. Durante todo o mês de junho, o consumo de streaming foi de 7,0 pontos, representando fatia de 15% do mercado no Brasil.
A Record teve 12% de share e 5,5 pontos de audiência, fechando um pouco abaixo do streaming. O SBT teve 5,0 pontos e 10,8%, enquanto a Band registrou 1,5 ponto e 3,2%. Por fim, a RedeTV marcou 0,6 ponto e 1,4% do mercado. Apenas a Globo teve audiência maior do que o streaming, com 15,0 pontos de audiência e 32,6% do mercado.
Entre os sucessos da telona que vão invadir a telinha da Globo está Bohemian Rhapsody, que rendeu uma estatueta do Oscar 2019 de Melhor Ator a Rami Malek. Obras como Nasce Uma Estrela (2018), As Viúvas (2018), Oito Mulheres e um Segredo (2018) e Bacurau (2019) completam a programação da TV Globo.
Para Tânia Montoro, professora da Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora em Cinema e Televisão, a baixa qualidade das grades das TVs tem refletido diretamente na queda no interesse dos espectadores e a sua procura por novos meios de entretenimento.
“Tanto nos canais pagos, como abertos, a programação é muito repetitiva”, acredita a especialista. “Como a pandemia tem impossibilitado a produção de programas de grande audiência, esse novo investimento é uma estratégia que pode dar muito certo”, completa Tânia.
Já o canal do bispo Edir Macedo investiu em séries reconhecidas internacionalmente como Shades of Blue – Segredos Policiais, estrelada por Jennifer Lopez e Ray Liotta. As produções Chicago Fire — Heróis contra o Fogo e Chicago Med também estão entre as apostas da Record TV para recuperar parte da audiência.