https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/962A0756.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

VISTORIA

TCE avalia que Central de Distribuição de Vacinas em MT cumpre protocolo de segurança

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Tchélo Figueiredo

A Central de Distribuição de Vacinas em Mato Grosso, gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), recebeu nesta sexta-feira (05.02) uma vistoria do Tribunal de Contas do Estado. A ação possibilitou a auditoria do sistema de registro de vacinas contra a Covid-19 e dos estoques do imunizante.

O supervisor da Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas, Luiz Otávio Camargos, enfatizou que a estrutura do Centro de Distribuição cumpre os protocolos de segurança.

“As condições físicas do local estão adequadas para o tipo de vacina que está chegando. E quanto à operação [in loco], nós ainda estamos em verificação. Serão apresentados mais alguns controles e vamos colher o resultado dos inventários que fizemos”, disse.

A ação integra uma série de auditorias realizadas junto aos órgãos que administram a distribuição, o armazenamento e a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 em Mato Grosso. Conforme explica o supervisor, a iniciativa é válida até mesmo para identificar o quantitativo de vacinas que estão sendo armazenadas, como elas estão sendo distribuídas e ter acesso a outros esclarecimentos sobre a operacionalização dessa logística.

“Todas as ações da campanha de vacinação têm sido fiscalizadas pelo Tribunal de Contas. Desde as instalações dos locais onde estão sendo aplicadas as vacinas, a questão do público que está sendo vacinado, e agora, para poder completar esse ciclo, fizemos a fiscalização voltada ao armazenamento e à distribuição [das vacinas]”, pontuou.

Até o momento, Mato Grosso recebeu o total de 161 mil doses de vacinas pelo Governo Federal. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a primeira remessa dos imunizantes, com 126 mil doses, foi fracionada em dois envios aos municípios.

O quantitativo relativo à segunda dose deverá ser distribuído já na próxima semana. De acordo com o gerente do Plano Estadual de Imunização de Mato Grosso, Thiago Rondon, a auditoria do Tribunal de Contas é importante por dar transparência ao trabalho das equipes técnicas do Estado.

“A equipe avalia essa ação como muito positiva, porque é a validação do nosso trabalho. Essa campanha de vacinação contra a Covid-19 é complicada, sobretudo na questão da logística das doses, porque estamos recebendo quantitativos muito fracionados por parte do Ministério da Saúde. Por isso a importância de se dar transparência quanto à divisão das doses recebidas pelo Estado para todos os municípios de Mato Grosso”, concluiu o gestor.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *