https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/9A1A1217.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

BOLA PARA FRENTE

Após rejeição do voto impresso, Mauro diz que há temas mais importantes

DA REDAÇÃO / GABRIEL RODRIGUES - DO LOCAL / LUIZA VIEIRA
[email protected]

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM), relembrou na tarde desta quarta-feira (11), sua posição referente a proposta do voto impresso, medida que foi rejeitada pelo Congresso Nacional, e reiterou que há outros temas mais importantes que merecem ser discutidos.

“Eu acho que o tema tem a sua importância, como qualquer tema tem. Porém, nós temos temas mais importantes para ficar discutindo. Eu já manifestei minha posição nas redes sociais [sobre o voto impresso]”, disse Mauro Mendes.

Por ser favorável ao voto impresso, Mendes citou o exemplo de que, “não porque você nunca teve sua casa assaltada que você não irá melhorar sua segurança”, como justificativa para implementação.

“Não é porque você nunca foi assaltado na sua casa que você não possa melhorar o sistema de segurança que você tem em casa. Então, qualquer coisa que você possa fazer, eu sou favorável. Quem cabe apreciar isso é o congresso nacional”, explicou o chefe do Executivo Estadual.

PEC REJEITADA

A Câmara dos Deputados decidiu na noite desta terça-feira (10) rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propunha o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos.

O resultado representa uma derrota para o presidente Bolsonaro (Sem Partido), que, sem apresentar provas, vem falando em fraude no sistema de votação por meio da urna eletrônica e fazendo acusações sem fundamento a ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. No entanto, o texto elaborado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF) teve o apoio de apenas 229 deputados. Outros 218 deputados votaram contra a PEC, e um parlamentar se absteve. Ao todo, 448 votos foram computados.

PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Sou favorável à urna eletrônica com voto impresso auditável. Por quê?

1 – A implantação da impressão é possível, não altera o sistema de votação, e cria uma forma de controle e auditagem.

2 – A democracia e a população não precisam conviver com esta dúvida. Temos que superar este assunto e focar as energias do país para gerar emprego, melhorar a saúde, a segurança e tantos outros assuntos relevantes para o Brasil e os brasileiros.

3 – O voto impresso será visível para o eleitor conferir, mas não acessível para levar consigo. Depois de conferir, a impressão ficará na urna.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 12 de agosto de 2021 às 12:31:48
  • 12 de agosto de 2021 às 12:29:45