https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/cb02adf33a573b5c4d83ef67724a8bfe.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

TEMPO CHUVOSO

Cuiabá registra redução de 21% nos casos de dengue, porém doença ainda requer cuidados

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Cuiabá registrou, no decorrer deste ano, 627 casos confirmados de dengue, 4 de zika e 14 de Chikungunya. A quantidade de casos é inferior que os registros do ano passado, quando se confirmaram 794 casos de dengue, 10 casos de zika (sendo 2 de gestantes) e 17 casos de Chikungunya.

No que tange os casos de dengue, a redução foi de 21%. Já para a Zika e Chikungunya, decréscimo de 60% e 17% respectivamente.

Uma das ações que possibilitou essa redução, conforme análise da Secretaria Municipal de Sáude, é o retorno das atividades regulares dos agentes de combate a endemias, que realizaram visitas em 1.160.383 imóveis entre janeiro e novembro deste ano, 243 mil a mais do que em todo o ano de 2020.

Neste período chuvoso a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) intensifica as orientações quanto ao combate ao Aedes aegypti, apontando que em apenas 10 minutos são suficientes para realizar vistoria e limpeza do quintal, e consequentemente prevenir as doenças transmitidas pelo inseto.

“Dez minutos por semana são suficientes porque o ciclo de vida do mosquito leva de 7 a 9 dias, do ovo até ele se transformar em mosquito adulto. Por isso adotamos essa informação que surgiu em Singapura, é utilizada no Rio de janeiro, Minas Gerais e diversos lugares. Desde 2017 nós trabalhamos essa orientação em canteiros de obras, unidades de saúde e residências”, afirma o agente de combate a endemias, Hélio Simião de Almeida.

Conforme o responsável técnico da UVZ na regional Leste, Daniel Silveira Cintra, é importantíssimo que todos os munícipes mantenham seus quintais limpos e reservem atenção especial quanto às caixas d’água, já que são nesses reservatórios que se encontram 80% dos criadouros de mosquito da dengue.

“População, mantenha seu quintal limpo, livre de lixo, mantenha sua caixa d’água fechada e limpa, receba a visita de rotina do agente de endemia, descarte o lixo de forma correta. Se você tem sofá e esse tipo de coisa para jogar fora, a gente conta com a parceria da Limpurb com o cata-treco. Se você tem uma casa ou terreno, mantenha esse terreno sempre limpo, mesmo que você não more lá, porque ao lado pode ter pessoas que moram”, aponta.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *