https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/de6797fd0dbee95c2833ed351f8c4970.jpeg

Capacitação sobre controle interno e controladorias reúne cerca de 50 participantes de 30 municípios

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Cerca de 50 representantes de 30 municípios participaram da capacitação “O Controle Interno e as Controladorias Municipais”, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), entre os dias 15 e 17. Esta foi a terceira turma do curso, que tem como objetivo a evolução técnica dos controladores dos poderes Executivo e Legislativo de todos os 141 municípios do estado.  

Para isso, foi apresentado um roteiro completo, com passo a passo sobre o processo de auditoria no contexto do setor público, desde o planejamento individual até o monitoramento, com exemplos práticos, para que essa nova forma de atuação assegure a eficaz gestão dos recursos públicos.  

Foi o que explicou o supervisor da Escola Superior de Contas do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis. “Esta é uma forma de fazer com que o controlador não seja um elemento investigativo, mas aquele que colabora com a gestão pública para que os erros sejam evitados. Quando se erra menos, as políticas públicas são melhor executadas.”

As aulas são ministradas pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU) Kleberson Roberto Souza. “A proposta é agregar valor e melhorar os processos das organizações municipais em benefícios ao cidadão, visto que, com uma atuação mais eficiente da auditoria interna os recursos serão melhor aplicados”, disse.

Diante disso, o auditor público da Câmara Municipal de Sinop, José Marcelo Philippsen, destacou a importância de que os servidores se atualizem. “Precisamos nos capacitar cada vez mais, justamente para acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo e, assim, auxiliar nossa gestão para que sejam oferecidos serviços melhores à comunidade.”

No mesmo sentido se pronunciou a controladora interna da Prefeitura e da Câmara de Reserva do Cabaçal, Ivani Mendonça. “A gente que mora no interior é complicado ampliar o conhecimento e essa oportunidade é ímpar. É difícil o deslocamento, mas o retorno para o nosso trabalho é gratificante.”

Esta etapa foi voltada a servidores de Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Conquista D´Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’ Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´ Oeste, Mirassol D´Oeste, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondonópolis, São José do Xingu, Tapurah e Várzea Grande.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *