O Up!, subcompacto da Volkswagen, voltou a ser vendido na América do Sul, mas agora é a vez da versão elétrica “e-up!”
Fora do mercado sul-americano desde o fim da produção em Taubaté (SP) em abril de 2021, o up retorna apenas para o Uruguai em um primeiro momento e apenas na versão elétrica , que vem importada de Zwickau na Alemanha, por US$ 38.990 (R$ 201.983,8)
Por ser um modelo importado, o e-up! não conta com as modificações que a Volkswagen latino-americana realizou no projeto. Então, o carro uruguaio é 89mm menor, 48 mm mais baixo, entre-eixos é 4 mm mais curto e o porta-malas possui 34 litros a menos de capacidade que o modelo vendido no Brasil entre 2014 e 2021.
O motor elétrico é responsável por gerar 83 cv de potência e 21,7 kgfm de torque, que aliados a uma transmissão automática, levam o subcompacto de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. Tirando o torque, são números bem próximos aos 82 cv e 12,6 segundos de aceleração da versão aspirada da versão nacional , apesar do elétrico ser 238 kg mais pesado, por conta das baterias.
Por falar em baterias, elas são de 36,8 kWh, mas apenas 32,3 são utilizáveis e são responsáveis por uma autonomia de 260 km, segundo a Volkswagen.
Um fato interessante é que o modelo conta com três opções para recarga: um carregador doméstico para tomadas de 2,3 kw, que será vendido de forma opcional e leva entre 14 e 16h para uma carga completa, o carregador padrão Tipo 2 de 7,4 kWh que recarrega completamente em 5 horas, ou poderá ser conectado em carregadores de corrente contínua (DC), onde 80% são recarregados em 30 minutos, e a carga total leva cerca de 1 hora.
No mercado uruguaio, por US$ 38.990 (R$ 201.983,8) o modelo terá valor próximo ao do Renault Zoe e acima do JAC E-JS1 , disponível no Brasil por R$ 159.990, talvez, por isso o e-up não seja oferecido no Brasil.
Para empresas o modelo terá um desconto e baixará quase US$ 10 mil e será oferecido por R$ 148.187,94 na conversão direta.
De série, o VW e-up! conta com seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade e tração e rodas de ferro de aro 14, porém, não conta com estepe, mas sim um sistema de reparo de pneus de emergência, com um selante e um compressor de ar.
Fonte: IG CARROS