O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano Lavoura Cacaueira (Ceplac), lançou nesta semana o Sistema de Identificação das Pragas do Cacaueiro. O mecanismo irá auxiliar os produtores rurais, agricultores familiares, empresas agrícolas, indústrias, associações e cooperativas de cacau a identificar previamente pragas e doenças que podem assolar a cadeia produtiva.
De forma digital, o sistema facilitará o encaminhamento de áudios, imagens e vídeos da plantação ou dos frutos para os pesquisadores da Ceplac. Dessa forma, os pesquisadores da Ceplac poderão analisar as informações enviadas pelos produtores e realizar um diagnóstico mais preciso.
Outro benefício é o fato de que não será preciso que o produtor se desloque até uma unidade da Ceplac ou envie amostras de materiais infectados, trazendo assim mais economia e agilidade ao processo, evitando a propagação de pragas em outras plantações.
Além disso, entre as principais vantagens da adesão desse sistema, estão: evitar a introdução de pragas que atualmente não estão presentes no território nacional; a capacidade de conter e minimizar as pragas que já estão presentes; e a diminuição de perdas de produção, dentre outros benefícios apresentados.
O Sistema já está disponível no Portal de Serviços do Governo Federal.
Fonte: AgroPlus