Um homem suspeito de comercializar ilegalmente arma de fogo foi preso pelos policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, nessa sexta-feira (26.08). Duas pistolas de diferentes calibres e cerca de 50 munições foram apreendidas.
O suspeito de 34 anos foi autuado em flagrante pelos crimes de comunicação falsa de crime, falsidade ideológica e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Na manhã de sexta-feira (26), o suspeito compareceu na DERF de Várzea Grande para registrar uma ocorrência de furto de uma pistola, que se encontrava no interior do seu veículo, Chevrolet Vectra. O comunicante narrou que o carro estava estacionado em via pública quando foi arrombado.
Com base nas informações, os policiais passaram a diligenciar para identificar a autoria do crime, bem como recuperar a referida arma de fogo. Foi solicitado para a vítima a indicação do ponto exato onde o automóvel estava parado.
No endereço indicado, a equipe conseguiu obter imagens de câmeras de monitoramento, e, durante minuciosa análise dos vídeos, não foi visualizado em momento algum o veículo citado.
Ao ser questionado, o suspeito passou a se contradizer, mas ainda confirmou ter sido vítima de furto. Então, foi pedido para que este levasse os investigadores até o automóvel Vectra, momento em que a equipe se deslocou para a casa do mesmo, no bairro Nova Fronteira. No local foi verificado que o carro encontrava-se inutilizável, uma vez que estava sem duas rodas, erguido por cavaletes e bateria arriada.
Diante da situação, o suspeito acabou admitindo ter feito falsamente feito o boletim de ocorrência de furto, e confessou que, na verdade, havia vendido ilegalmente a pistola da marca Taurus, modelo 938. Segundo ele, as informações falsas tinham objetivo de desvinculá-lo dos vestígios da venda ilegal de arma de fogo e revestir de “legalidade” sua conduta.
Os policiais civis descobriram também que o suspeito chegou a emitir, na Polícia Federal, guia de transporte para levar a pistola até um armeiro, tentando, assim, assegurar que estava autorizado a transportar a arma no carro no dia em que o suposto furto ocorreu.
Na residência dele foi encontrada outra pistola marca Taurus de calibre 9 mm e mais 50 munições.
O suspeito apontou a pessoa que havia comprado a arma pelo valor de R$ 7 mil, a qual foi localizada, confirmou a aquisição e entregou a arma aos policiais civis.
As duas armas foram apreendidas e serão periciadas. Já o suspeito, depois de interrogado, foi autuado em flagrante delito. Após a confecção dos autos, o preso foi colocado à disposição da Justiça.
Fonte: PJC MT