A Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso entregou diversos produtos de doações e óculos de grau confeccionados aos reeducandos da Colônia Penal Agrícola de Palmeiras, localizada na Agrovila de Palmeiras zona rural de Santo Antônio de Leverger.
A ação do programa começou no início de agosto, quando a equipe de voluntários esteve no local realizando consultas oftalmológicas com os reeducandos que necessitavam usar óculos, fornecendo informações, tirando dúvidas e dando atenção aos homens privados de liberdade que cumprem pena no local.
Também foram entregues sapatos doados pela empresa Studio Z, parceira do programa Justiça Comunitária.
A entrega de 25 óculos foi realizada no dia 25 de agosto e o pedido partiu do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso (GMF/MT), supervisionado pelo desembargador Orlando Perri.
“Esse atendimento vem ao encontro de um desejo do nosso coordenador, o juiz José Antônio Bezerra Filho, e da presidente Maria Helena Póvoas, de diversificar nosso público. Nessa gestão, a Justiça Comunitária tem a missão de diversificar o público, de quem já atendemos em todo o estado e agora atendendo mulheres, população de rua, reeducandos. Foi um atendimento para reconhecimento desse público, para entendermos o que eles mais precisam, como eles são e como será feito o trabalho”, explica Tatiane Guerra, assessora da Justiça Comunitária.
Ela afirma ainda que já há uma ação prevista em setembro como um projeto-piloto em parceria com GMF especificamente para reeducandos e seus familiares, com a inspiração de multiplicar para todo o estado, com a realização de ações mais elaboradas e específicas para esse público novo.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida da visita da equipe da Justiça Comunitária à colônia penal. Os agentes e os reeducandos estão enfileirados, em pé, de mãos dadas, com os agentes virados para frente da câmera e os reeducandos de costas, preservando a identidade deles. O cenário é de chão de terra e árvores no entorno.
Segunda imagem: foto horizontal colorida de um reeducando segurando os óculos que acabou de ganhar. Na imagem só aparece seu corpo do pescoço para baixo, ele segura a caixinha do óculos com a mão esquerda e o óculos na mão direita. Está diante de uma mesa com papéis e uma caneta. Ele veste uma camiseta do Senar branca e verde.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT