Neste dia 20 de setembro, quando se comemora o Dia do Poeta Mato-Grossense, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) exalta um dos mais importantes escritores do estado: Benedito Sant’Ana Silva Freire. A data, que também remete ao seu aniversário, foi lembrada durante a sessão ordinária desta terça-feira.
Na ocasião, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, chamou a atenção para os diversos campos em que Silva Freire atuou e destacou a programação cultural que será realizada no dia 28 de setembro, em alusão à data.
Durante o encontro, chamado “Manhã Poética”, serão inauguradas ainda placas com citação de poesia e com a biografia do poeta.
“Hoje nosso homenageado estaria de aniversário. O Tribunal presta homenagem a esta pessoa ilustre, que tem uma biografia interessante, com muita atuação na área política, cultural e jurídica. Quero registrar nossos parabéns aos familiares e dizer que valeu a pena termos prestado esta homenagem”, disse o conselheiro.
Vale destacar que, por meio da Resolução Normativa nº 03/2016, assinada há oito anos, a instituição reconheceu os relevantes serviços prestados pelo advogado, professor e poeta à sociedade mato-grossense, rebatizando a Escola Superior de Contas com seu nome.
Silva Freire nasceu em Mimoso, distrito do município de Santo Antônio do Leverger, em 20 de setembro de 1928, e faleceu em Cuiabá MT, em 11 de agosto de 1991. Ele dedicou mais de 15 anos de sua vida ao magistério, exercendo a cátedra de Professor Fundador Titular da Faculdade de Direito, junto à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Foi ainda presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso, (OAB-MT e membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), ocupando a cadeira 38. Entre suas principais obras estão: Meu Chão; Pássaro Implume; As Redes; Os Meninos de São Benedito; Águas de Visitação e Trilogia Cuiabana.
O Dia do Poeta Mato-Grossense foi instituído por lei em junho de 2008 e homenageia o nascimento do poeta.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT