DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A candidata ao governo de Mato Grosso, Marcia Pinheiro, da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas” – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT e PC do B, com apoio do PSD, PP e Solidariedade, reservou seu penúltimo programa para apresentar as propostas do Plano Gente para o Meio Ambiente e Agricultura Familiar, que formam o DNA do seu partido, o Partido Verde. “Sucatear a Empaer foi um dos maiores crimes que esse governo estadual cometeu junto à agricultura familiar”, denuncia Marcia.
Na edição de hoje, Marcia assume o compromisso de reestruturar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). “Vamos além, vamos criar o Qualifica Agricultura Familiar para que as pessoas que vivem e tiram seu sustento do campo e da lavoura possam receber acompanhamento técnico e qualificação para aumentar a produtividade”. Ainda como afiança Marcia os pequenos produtores precisam receber apoio financeiro, suporte para investimentos.
“Vamos ofertar linhas crédito para incentivar o pequeno produtor e a agricultura familiar em Mato Grosso. Com esses recursos será possível adquirir insumos e equipamentos para fomentar a produtividade gerando mais oportunidades e renda para todos”.
“É preciso trabalhar junto com agro e respeitar o meio ambiente”, completou. De Sorriso, Marcia destaca que naquela cidade, a maior produtora de soja e milho do País, a agricultura familiar também sofre com o descaso, com a falta de políticas públicas observada por todo Mato Grosso. “Aqui em Sorriso, como em todo Mato Grosso, os pequenos sofrem com a falta de extensão rural e por isso reestruturar a Empaer é uma prioridade do Plano Gente. A força do agro tem de estar presente nas pequenas propriedades”, reforça.
Em mais uma série de vídeos-denúncias por todo Mato Grosso, Vanda Alves, de Poconé, denuncia a falta de políticas públicas voltadas ao atendimento das famílias que vivem do campo. “A gente vê o descaso do atual governo que está aí. Acabou com Empaer que dava suporte para gente aqui no meio rural. Ficou muito difícil para gente”.
Ela faz questão de afirmar que a comida que vem à mesa de cada trabalhador vem das mãos das pequenas famílias. “Famílias que trabalham unidas em favor da diversidade e do meio ambiente. É preciso olhar tanto para as pessoas como para o meio ambiente. Meio ambiente preservado, desenvolvimento sustentável e comida na mesa. Tudo tem a ver com a agricultura familiar”, defende Marcia.
Em outro vídeo, o ecologista Abel Nascimento denuncia: “Mato Grosso passa por momento difíceis na sua política ambiental. É o Estado campeão em queimadas e em desmatamento ilegal. Precisamos mudar o rumo dessa história”.
Como frisa Marcia, as denúncias trazidas pelo ecologista mostram mais um crime cometido pela atual gestão. “A partir de janeiro, nós vamos combater o desmatamento ilegal, assim como vamos fiscalizar os garimpos irregulares, com o apoio do governo Federal”.
AGRO DA GENTE – Na prefeitura de Cuiabá, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, implantou o Agro da Gente. Um programa que apoia as famílias as famílias no campo, levando capacitação e qualificação profissional para pequenas propriedades rurais. “O Agro da Gente também fomenta as cadeias produtivas. Fizemos pela zona rural de Cuiabá. Vamos fazer por todo Mato Grosso”.