https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/f5deb4c813964f3da2e3465321d4b171.jpeg

Gestão humanizada traz benefícios à saúde emocional dos pacientes internados no HMC e Hospital São Benedito

Paciente José Trajano comemorou 80 anos no HMC

Clique para ampliar

Para amenizar o processo de hospitalização dos pacientes e seus familiares, a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro traz benefícios à saúde emocional, por meio do acolhimento proposto pelos profissionais da saúde do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” e Hospital Municipal São Benedito, ambos geridos pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). 

A humanização no atendimento aos pacientes faz parte desde 2003 de uma iniciativa do Ministério da Saúde chamada HumanizaSUS, mas nem todos os hospitais públicos entendem como uma necessidade. 

Segundo Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, a gestão e a direção do HMC e Hospital São Benedito acreditam que a humanização se deve ao olhar sensível ao paciente e sua família e ao processo de acolhimento, ações fundamentais para uma recuperação satisfatória.

“As unidades hospitalares desenvolvem projetos de humanização com a realização de diversas atividades que objetivam o cuidado emocional, com tratamento individualizado, escuta atenta e diferenciada, além do cuidado técnico”, revelou Rós. 

O paciente José Trajano, que está internado há dois meses no HMC, comemorou recentemente seu aniversário de 80 anos na unidade. “Recebi um bolo, parabéns e palavras de carinho. Fiquei feliz, pois estou passando muitos dias aqui, não é fácil e uma surpresa como esta demonstra a consideração que a equipe do hospital tem com os pacientes”, declarou.  A neta de José Trajano, Camila Cavalcante, destacou que essa atitude revelou a importância que o paciente tem na unidade. 

A ação de comemorar o aniversário dos pacientes internados faz parte do projeto de humanização hospitalar. Segundo a nutricionista e responsável técnica do setor de Nutrição do HMC, Cátia Alvarenga, a sensação de realizar trabalhos de acolhimento traz bem-estar não só para os pacientes, mas também para os profissionais. “O melhor agradecimento é ver os olhos de surpresa, de alegria e aquele ‘obrigado’ que nos faz tão bem a alma. Quem ganha somos nós”, ressaltou. 

No Hospital Municipal São Benedito, entre os projetos desenvolvidos pelo setor da Psicologia Clínica, estão à visita virtual, prontuário afetivo, palavras e doçuras, correio afetivo, aniversário feliz e musicalização. 

“Todas essas ações do serviço de Atenção Psicológica Hospitalar é realizada com o apoio dos demais setores e da diretoria do hospital como fator de proteção para a saúde mental dos pacientes e familiares. Esse trabalho ajuda a promover a adesão ao tratamento e contribui com maior resposta clínica diante do acolhimento e carinho recebido”, destacou Flávia Guedes, psicóloga e responsável técnica do setor de Psicologia do Hospital São Benedito. 

A idosa Benedita da Costa, 94 anos, recebeu uma homenagem e buquê de flores das equipes do Núcleo de Gestão de Qualidade e Ouvidoria do Hospital São Benedito. “Meu sentimento é de agradecimento. Fui muito bem tratada por todos. Passei dias internada, mas o bom atendimento e tratamento foram importantes para a minha recuperação. Estou muito bem e feliz com o carinho”, ressaltou.

Para o prefeito em exercício José Roberto Stopa, a gestão Emanuel Pinheiro prioriza o usuário do SUS com condições de tratamento clínico e humanizado. “Nossa equipe especializada e a boa estrutura são imprescindíveis numa gestão séria que quer oferecer o melhor atendimento possível”, concluiu. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *