Alunos das turmas do 5º ano da Escola Décio Furigo de Deciolândia participaram, nesta quarta-feira (28.09), de um passeio turístico pelo Centro Histórico de Diamantino por meio do projeto “Conhecendo Minha Cidade – Diamantino“. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover, aos estudantes que residem no bairro a cerca de 130km da cidade, o conhecimento sobre a formação histórica e cultural do município.
Ana Paula Zanini, diretora da escola, compartilha o diagnóstico que os professores e equipe educacional do colégio identificaram nos alunos sobre a percepção de pertencimento ao município de Diamantino.
“Nós percebemos que nossos alunos não conhecem a realidade da cidade, pois Deciolândia é rodeado pelo agronegócio e não tem todo o contexto histórico que o centro da cidade possui. Desta forma, o projeto tem o objetivo de fazer com que nossos alunos vivenciem as realidades do nosso município. Estamos promovendo um passeio ‘além dos muros da escola’, fazendo com que eles aprendam mais, registrando memórias para a vida.”, comentou a diretora.
As visitas foram conduzidas pelo coordenador do turismo em Diamantino, Sidney Cerdeira e pela coordenadora de cultura Andressa Lavínia. Ambos acompanharam todo o percurso que passou pela Casa dos Viajantes, Igreja Matriz, Fundação Cultural, Praça Major Caetano Dias e Museu Langsdorff.
Sidney Cerdeira ressaltou a importância de despertar nos alunos o interesse por conhecer o patrimônio histórico-cultural da cidade, bem como sensibilizá-los a preservar os acervos abrigados nos estabelecimentos visitados.
“A importância dessas atividades é que estamos valorizando a cultura e história da nossa cidade, mostrar o real valor de Diamantino, no cenário regional, estadual e nacional”, destacou.
Cerdeira acrescentou ainda que “a Secretaria de Cultura e Turismo contribui recepcionando estas crianças propondo uma experiência com a história levando elas até os pontos atrativos históricos agregado ao turismo. A importância desse contexto consiste em levá-las a entender que a construção de uma cidade se faz pelas pessoas, por aqueles que construíram os prédios e todas as personalidades que fizeram o que Diamantino é hoje. Com um olhar mais sensível de acesso a esse patrimônio histórico queremos contribuir para que os estudantes possam entender a importância da preservação patrimonial”, finalizou o coordenador.
Participaram da visita a professora Milena dos Santos, a coordenadora pedagógica Elquelaine Oliveira da Silva, as auxiliares educacionais Amanda Paixão e Maria Aparecida Gonzaga, o motorista Glemios e a monitora de ônibus Adriana.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT