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Polestar divulga imagens de seu primeiro utilitário esportivo elétrico

Polestar 3 é fabricado a partir da plataforma do Volvo XC90, o SUV mais sofisticado da marca sueca hoje em dia
Divulgação/Polestar

Polestar 3 é fabricado a partir da plataforma do Volvo XC90, o SUV mais sofisticado da marca sueca hoje em dia

A Polestar é uma marca nova, nascida em 1996 como uma equipe de corridas associada a Volvo, foi incorporada à fabricante sueca em 2015 para produzir modelos de alta performance, e a partir de 2017 se tornou uma marca independente de veículos elétricos.

O terceiro modelo da marca, chamado de Polestar 3 ou apenas 3, é o primeiro SUV projetado pelos suecos, e traz o tradicional design sofisticado da Polestar/Volvo.

A dianteira conta com um defletor de ar dianteiro à frente do capô e entre os faróis dianteiros, que tem um “T” horizontal na assinatura de LED. A única entrada de ar fica na base do para-choque, e por se tratar de um modelo elétrico , deve direcionar o ar para resfriar o sistema de freios.

Na traseira, o destaque é o spoiler que amplia a área do teto, o acabamento preto antes das lanternas que lembra o tradicional desenho fluido da Volvo em seus SUVs , e dois apêndices aerodinâmicos acima da base do para-choque.

De série, o Polestar 3 oferece tração integral oriunda de dois motores, e parte de US$83.900 na versão com 489 cv de potência, 85,6 kgfm de torque alcance de 482 km.

A versão que conta com o “Performance Pack” custa R$ 6 mil a mais e tem a potência aumentada para 517 cv, o torque sobe para 92,8 kgfm, entretanto, perde 48 km de autonomia.

O conjunto de baterias tem 107 kWh de capacidade útil e é produzida pela CATL. As 203 células são produzidas com níquel-manganês-cobalto e são agrupadas em 17 módulos revestidos com alumínio e aço boro, para aumentar a segurança e longevidade do conjunto.

A marca divulga que o carregador que vem no veículo é de 11 kW, e consegue carregar a bateria completamente em 11 horas, mas em estações de corrente contínua (DC), leva apenas 30 minutos para recuperar de 10 a 80% da energia armazenada nas baterias.

O Polestar 3 pesa entre 2.583 e 2.669 kg, dependendo da versão escolhida, mas a aceleração não decepciona, o modelo básico acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos, e na versão mais potente em 4.7 segundos.

A Polestar traz a mesma preocupação com a segurança da Volvo , e o modelo conta com cinco radares, cinco câmeras e 12 sensores ultra-sônicos, duas câmeras internas e um radar interno.

Todo o sistema de informações e entretenimento do Polestar 3 contará com um chip gráfico da linha Snapdragon da Qualcomm, e o sistema será baseado no sistema operacional Android Automotive , e a tela de 14,5 polegadas promete uma “experiência imersiva”.

A produção do Polestar 3 será dividida entre a fábrica da Polestar em Chengdu, na China e da Volvo na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Os modelos irão abastecer o mercado local, assim como as exportações.

A fabricação na China começará em 2023, com as primeiras entregas esperadas para o último trimestre , enquanto a produção americana será iniciada em 2024.

O modelo da Polestar irá competir com Audi E-tron , BMW iX , Tesla Model X e Mercedes-Benz EQS .

Fonte: IG CARROS

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