DA REDAÇÃO
[email protected]
O prefeito por Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou durante a sua live nesta terça-feira, 25 de outubro, uma solução para resolver o problema de falta de médicos nas unidades básicas de saúde até a finalização do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde, que será realizado em janeiro de 2023.
“Após receber a notícia de que 38 unidades básicas estariam sem médico, fiquei extremamente preocupado e chamei imediatamente uma reunião com a equipe técnica da SMS. Na verdade, são 10 unidades sem médico. A situação preocupa, mas não chega a ser um caos, como foi falsamente propagado A alternativa que a SMS está buscando de forma imediata é a publicação do edital de credenciamento para contratação de pessoa jurídica para atendimento médico na Atenção Primária”, revelou o prefeito.
Ele explicou o principal motivo do déficit de médicos na Atenção Primária. “O Ministério da Saúde fez uma normativa, que entrou em vigor neste ano, que estabelece carga horária obrigatória de 40h semanais para médicos nas unidades de saúde. Antes desta normativa, muitas unidades funcionavam com 2 médicos, cada um fazendo 20h. Desta maneira eles ficavam livres para assumirem outros vínculos. Com a obrigatoriedade de 40h semanais, deixou de ser atrativo financeiramente, o que causou uma fuga de médicos das unidades básicas”, disse.
O gestor aproveitou a oportunidade para anunciar novidades também na Atenção Secundária. “Nos próximos dias será entregue para os cidadãos de Cuiabá uma das melhores redes de reabilitação do País, para atender principalmente os pacientes pós-Covid-19, afetados pela pandemia. O Centro de Reabilitação II do Planalto já está com o imóvel totalmente pronto e com as instalações de ar condicionado sendo finalizadas. Também já foi realizado o processo de licitação dos modernos equipamentos que serão utilizados, que no momento estão em fase de ordem de compras”, comentou.
Ele aproveitou para falar sobre a inauguração do CER do Pascoal Ramos, que será realizada em breve, pois a reforma na unidade já foi realizada e os aparelhos de ar condicionado estão em fase de instalação. Além disso, falou sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado com a FASICLIN. “Fizemos uma parceria para aproveitar os espaços que a FASICLIN possui para oferecer um serviço de alta qualidade para a população do CPA, utilizando os nossos profissionais de saúde”, concluiu.