Com o objetivo de aprimorar a atuação ministerial na defesa dos direitos fundamentais de toda a coletividade, foi realizada a IV Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG) de 2022, de 25 a 27 de outubro, em Brasília. O evento contou com a presença de membros do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o procurador de Justiça Alexandre de Matos Guedes, e os promotores de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, Nilton César Padovan e Henrique Schneider Neto.
Realizado em parceria com o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o evento nacional teve apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Cerca de 200 integrantes dos Ministérios Públicos dos Estados e da União participaram do encontro que teve como tema “Agenda 2030: perspectivas e desafios para o Ministério Público brasileiro”.
Nesta quinta-feira (27), as sete comissões permanentes que integram o GNDH (proteção à pessoa idosa e pessoa com deficiência, violência doméstica, meio ambiente, infância e juventude, direitos humanos em sentido estrito, saúde e educação) discutiram temas relevantes de direitos fundamentais para a sociedade, referentes às suas atribuições. No encerramento do evento, ocorreu a Reunião Plenária durante a qual foram apresentadas as deliberações e submetidos enunciados, notas técnicas e moções.
(Com informações do Ministério Público Militar).
Fonte: MP MT