https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/0cdfd5fcc559362f1ea014e19bdfd894.jpeg

Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário capacita servidores sobre kit biométrico nos fóruns

Uma turma, formada por 46 acadêmicos do 2º ao 10º semestres do Curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic) unidade Primavera do Leste (243 Km de Cuiabá), visitou o Tribunal de Justiça por meio do Nosso Judiciário. Os estudantes fizeram um tour por vários ambientes da sede do Judiciário mato-grossense.
 
Os futuros juristas, acompanhados dos professores Jefferson Lopes, de Direito Civil, e Érica Araújo, do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), iniciaram a visita guiada no saguão principal, na galeria com fotos dos presidentes, onde receberam informações sobre a história e formação do Poder Judiciário mato-grossense.
 
Em seguida, tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pelo desembargador Márcio Vidal e composta pelas desembargadoras Maria Erotides Kneip e Helena Maria Bezerra Ramos.
 
A visita foi considerada pelos docentes como uma maravilha, porque proporciona aos estudantes entender como funciona a tramitação processual na 2ª Instância. “Agora, passam a ter uma noção mais apurada sobre o funcionamento do tribunal”, frisou Jefferson Lopes. A colega dele, a orientadora de práticas jurídicas elogiou o Nosso Judiciário assegurando que a visita contribui na formação dos acadêmicos.
 
“Gostei muito, porque é uma aula de campo com informações técnicas sobre o segundo grau de jurisdição. Já estou na área, mas a maioria dos alunos trabalha em outras atividades, e, com isso, estão tendo esse conhecimento sobre o tribunal”, frisou Antônio Roberto Brehula, do 10º semestre.
 
A visita foi concluída no Espaço Memória com uma fala da desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, que contou a trajetória dela no Judiciário de Mato Grosso. Antes da magistratura, a desembargadora atuava como servidora concursada.
 
Como juíza substituta, começou a carreira na Comarca de Rosário Oeste, depois de cinco anos foi para Jaciara, na sequência para Cáceres, Várzea Grande até chegar ao Fórum da Capital. E em 2015, a desembargadora ascendeu ao Tribunal de Justiça.
 
“Estar com vocês é uma honra e alegria, e asseguro que o caminho é o que gosta com amor. Me apaixonei pela área jurídica quando era estudante de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso em visita ao tribunal. E desde então decidi o que queria, e estudei para atingir meus objetivos. Olho para trás e digo que valeu e vale a pena”, finalizou a magistrada.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1: Imagem colorida em formato horizontal: estudantes conhecendo o Espaço Memória. Foto 2: Imagem colorida em formato horizontal: desembargadora com alunas. Foto 3: Imagem colorida em formato horizontal: desembargadora com os professores.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *