DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O deputado Max Russi (PSB) evidenciou a participação feminina na política mato-grossense durante a sessão plenária desta quinta-feira (03). A data celebra os 90 anos do Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher.
Para o parlamentar, esse é um registro importante que precisa ser lembrado e que nos remete a participação da mulher nas decisões do nosso país. Russi fez questão de registrar a atuação feminina dentro do campo político em Mato Grosso.
“Aqui na Casa temos a nossa companheira de parlamento, a deputada Janaína Riva, que representa as mulheres no Legislativo. Temos também as nossas prefeitas, a minha esposa Andreia, de Jaciara, a prefeita Eliene de Cáceres, a prefeita Marilda de Alto Taquari, a prefeita Janailza de São Félix do Araguaia, Francieli de Santo Antônio de Leverger, prefeita Luzia, de Ribeirão Cascalheira, a Rose do Tradição, vice- prefeita de Alta Floresta, dentre outras mulheres, de nosso Estado, bem como vereadoras, que tão bem representam a força política de Mato Grosso”, discursou.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o público feminino representa 52,6% dos eleitores no Brasil. Dos 2.469,414 votantes em Mato Grosso, 51% são mulheres, ou seja, o voto feminino é decisivo no Estado.
Em relação ao PSB Estadual, atualmente presidido pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, 37% de seus filiados é composto mulheres. “Quero deixar aqui a minha homenagem àquelas que tanto dedicaram suas vidas à causa da participação da mulher na política mato-grossense, brasileira, e mundial”, reforçou Max.