https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/255fecd856c5a98edacef053a6cb158e.jpeg

CST da Juventude discute propostas apresentadas em conferência estadual

Segundo o presidente a CST, Daniel Vitor Pereira de Abreu, o relatório também será encaminhado ao Poder Executivo, que tem a competência legal para apresentar o projeto de lei formalmente à Assembleia Legislativa

Foto: Ronaldo Mazza

A Câmara Setorial Temática (CST) da Juventude da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou a quinta reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (10). Na oportunidade, foi apresentado o relatório final da 4ª Conferência Estadual de Juventude, que servirá como base para elaboração do Plano Estadual de Juventude.

Promovida pelo Conselho de Estado da Juventude (Conjuv-MT), a conferência foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2022, em Cuiabá, e resultou na apresentação de 80 propostas, divididas em oito eixos temáticos: Direito ao Trabalho e à Cidadania; Direito à Educação; Direito à Saúde Integral; Direito ao Esporte, Cultura e Lazer; Direito à Integração e Reinserção Social; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Diversidade e Igualdade; e Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça.

Segundo o secretário da CST, Wesley da Mata, educação e transporte são duas das principais preocupações relacionadas aos jovens mato-grossenses. 

“Muitos municípios  de Mato Grosso ainda não têm transporte coletivo e os que têm precisam instalar o que a gente chama de ‘passe livre’, que ajuda os estudantes. Outra preocupação é justamente pra onde os estudantes vão, que é a escola, escola em tempo integral que consiga atender essa juventude”, frisou.

A Câmara Setorial Temática da Juventude foi criada em dezembro de 2021, por sugestão dos deputados Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSD) e tem o objetivo de discutir, avaliar, acompanhar e fomentar políticas públicas para a juventude mato-grossense. 

O relatório final da CST será apresentado no dia 21 de novembro de 2022, durante reunião que marcará o encerramento dos trabalhos. O documento conterá sugestões de políticas públicas voltadas para os jovens em diversas áreas, bem como a minuta de um projeto de lei que prevê a criação de um Plano Estadual de Assistência Estudantil.

Segundo o presidente a CST, Daniel Vitor Pereira de Abreu, o relatório também será encaminhado ao Poder Executivo, que tem a competência legal para apresentar o projeto de lei formalmente à Assembleia Legislativa.

“No relatório vão constar desde assuntos referentes à Universidade do Estado de Mato Grosso até assuntos sobre a atuação da juventude, sobre espaço, sobre cultura, sobre esporte e onde a juventude pode ter acesso a tudo isso aqui no estado. Os trabalhos realizados pela CST vão ajudar muito na elaboração do tão sonhado Plano Estadual da Juventude”, explicou.

Fonte: ALMT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *