O governador Pedro Taques recebeu da Câmara de Vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade nesta sexta-feira (18.03), o título de cidadão vila-belense, em reconhecimento à contribuição para a cidade.
Taques foi lembrado por seus atos enquanto procurador da República e também como senador, quando trabalhou por importantes emendas para Mato Grosso, especialmente pelo projeto de federalização da Estrada do Matão, importante via da região Oeste de Mato Grosso, onde está localizada Vila Bela.
O governador também foi reconhecido por deliberar e conseguir aprovação junto à Assembleia legislativa do projeto que hoje foi colocado em prática, tornando Vila Bela da Santíssima Trindade, novamente, capital do Estado no dia de seu aniversário, em 19 de março, todos os anos.
A cidade, fundada em 1752, foi a primeira capital da Capitania de Mato Grosso e o ato de transferência simbólica da sede de Mato Grosso é um reconhecimento a seu valor histórico. O ato foi oficializado pela Lei 10.377, publicada em 02 de março, que prevê esta mudança todos os anos, sempre no dia 19 de março, aniversário do município.
“É uma honra. De todos os títulos que possa receber, esse é um dos que mais me emociona, pois a história da minha família em Mato Grosso começou aqui, com dona Balbina Taques, em 1720. Tenho orgulho de poder ajudar a resgatar o reconhecimento histórico que Vila Bela representa”, afirmou o governador.
Durante a sexta-feira e também neste sábado (19.03) o Governo de Mato Grosso tem vários serviços sendo oferecidos na cidade. Na Escola Estadual Verena Leite de Brito, que o governador visitou na sexta, as secretarias de Estado oferecem serviços como emissão de documentos (mais de 200 RGs foram emitidos), exposição sobre documentos históricos do Arquivo Público Estadual, entrega gratuita da edição especial de aniversário de Vila Bela do Diário Oficial do Estado, entre outros.
“Estamos aqui com todas as nossas secretarias oferecendo vários tipos de serviços à população de Vila Bela e também dos municípios de toda a região Oeste. O Governo do estado se preocupa com o interior e o que pudermos fazer para que sejam lembrados e melhorados, faremos”, afirmou o governador.
Programação
Neste sábado é realizada a tradicional Missa Comemorativa do aniversário da cidade e, em seguida, desfile cívico na Praça Central, a partir das 9h30. Em seguida, o governador Pedro Taques terá reunião com representantes dos movimentos em defesa da igualdade racial.
Às 14h, Taques continua as reuniões com os prefeitos e vereadores de toda a região. À noite haverá apresentação de Siriri e Cururu, Dança do Chorado e show nacional com Margareth Menezes.
Sábado, 19 de março
08h – Tradicional Missa Comemorativa
Local: Igreja Matriz – Praça Central
09h30 – Desfile Cívico
Local: Praça Central – Rua Pouso Alegre
10h30 – Reunião com representantes dos movimentos de defesa da igualdade racial
Local: Gabinete do Governador – Palácio dos Capitães Generais
12h – Tradicional Almoço Comunitário
Local: Centro Comunitário Paroquial São Francisco de Assis.
14h – Reunião com os Prefeitos dos Consórcios do Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal
Local: Palácio dos Capitães Generais
Agenda cultural
Sábado, 19 de março
18h – Cine Ruínas
Local: Tenda Espaço Ruínas. Rua:Travessa do Palácio esquina com a Rua Municipal
Filme: Vila Bela e Ruínas e outras cinematografias
Apresentação dos alunos do Projeto Musicar (ao longo do dia)
Local: Espaço Cultural
19h30 – Show de Encerramento
Local: Praça Cultural de Eventos
Apresentações: Siriri e Cururu de Nossa Senhora do Livramento, Dança do Chorado, Ana Rafaela & Lorena Ly, Margareth Menezes
Fonte: GOV MT