A Miu Miu se consagrou como a grife do ano em 2022, segundo a plataforma de pesquisas e compras Lyst, no anuário “The Year in Fashion”. Depois de analisar os dados de mais de 200 milhões de usuários que passaram pelo site ao longo deste ano, a plataforma se deparou com uma alta de 34% nas buscas pela grife italiana em comparação com o ano passado.
A marca de Miuccia Prada ganhou maior destaque depois do lançamento de peças icônicas e virais, como a sua famosa microssaia, que foi revelada durante a Semana de Moda de Paris ainda em outubro de 2021. O item rapidamente se tornou queridinho de it girls e fashionistas no mundo todo, como Hailey Bieber e Maisa Silva.
As sapatilhas de balé com salto alto também fizeram história e foram parar nos pés da atriz Sydney Sweeney, de “Euphoria”, da cantora Rosalía e da modelo Bella Hadid.
A Lyst atribuiu o sucesso da Miu Miu a uma releitura do indie e balletcore , que bombaram em 2016, mas retornou mais atraente para a Geração Z.
Além de trazer de volta a moda masculina no outono/inverno de 2022, a grife também alcançou impressionantes 23 milhões de views no TikTok até o momento com a sua coleção de primavera/verão 2023.
Logo do ano
Depois de se reposicionar como marca de luxo e fazer o seu primeiro desfile com Glenn Martens à frente da direção criativa, a Diesel voltou a atrair celebridades adeptas dos seus jeans sustentáveis e acessórios cobiçados, como a sua famosa “saia cinto”. Neste ano, a marca italiana apareceu em corpos como os de Kylie Jenner, Dua Lipa, Rihanna e Julia Fox.
Em abril, a Diesel foi eleita pela primeira vez uma das marcas mais “sensuais” do ano, integrando o TOP 15 de ranking feito pela Lyst.
Dois meses depois, a sua bolsa 1DR se tornou o item mais desejado no mundo da moda, com um aumento de 248% nas buscas na plataforma.
Tendência do ano
Justamente com a volta dos anos 2000 e a ansiedade pelo lançamento do live action da Barbie, a tendência de 2022 só podia ser o Barbiecore. Quem aí também ficou obssecada pelo rosa pink e pelo universo da boneca neste ano?
Em junho, depois do vazamento de fotos da atriz Margot Robbie caracterizada como Barbie para o novo filme, as pesquisas de itens cor-de-rosa subiram 416% na Lyst.
Mas o sucesso do Barbiecore também se deu graças à grife Valentino. Depois do desfile de outono-inverno 2023 da marca, em que o rosa dominou as passarelas, a procura pela cor saltou 152% — e alcançou 76,9 milhões de visualizações no TikTok.
Bolsa do ano
O retorno do Y2K fez outra vítima: a Prada Re-Nylon Re-Edition. A bolsa mais famosa do ano fez sucesso nos looks de Dua Lipa, Kendall Jenner e Bella Hadid.
O interesse pela peça de tecido sintético teve um crescimento de 131% apenas no verão norte-americano (entre junho e setembro) e alcançou mais de 4,2 milhões de visualizações no TikTok.
Fashion influencer do ano
Não é exagero dizer que tudo que a modelo Bella Hadid usa vira tendência. Não à toa, seus looks levaram a um aumento de 1900% nas buscas por peças similares.
Precursora da volta dos anos 2000, ela fez a procura por corsets crescer 70% e por calças cargo, 56%, somente nos últimos 12 meses. Além disso, as botas Ugg mini plataforma usadas pela modelo em setembro se esgotaram imediatamente nas lojas — em 24 horas, o aumento na demanda pelo item foi de 152%.
Casal mais fashion
Kourtney Kardashian e Travis Barker são o casal mais estiloso de 2022, segundo a Lyst. O casal oficializou a união neste ano, e para a cerimônia, Kourtney escolheu um vestido de noiva que acompanhava um véu com um bordado da Virgem Maria.
A peça famosa é assinada pela grife Dolce & Gabbana. Depois do feito, as buscas pela marca subiram 114%.
Desfile do ano
Estrelando Kim Kardashian, Dua Lipa, Nicole Kidman, Bella Hadid e Naomi Campbell na passarela, a Balenciaga recebeu o título de “desfile do ano”, com a segunda apresentação de Alta-Costura da estilista Demna Gvasalia à frente da casa.
Com uma estética distópica e futurista, cheia de “all-black” e upcycling, o desfile fez o interesse na marca subir 525% nas 24 horas que se sucederam.
Tapete vermelho
Apesar de toda a polêmica e de críticas que diziam que ela tinha passado dos limites, Kim Kardashian ganhou o feito de “momento do ano no tapete vermelho” no relatório “The Year in Fashion”.
No Met Gala 2022, a socialite apareceu com o vestido original usado por Marylin Monroe para cantar “Parabéns” para o ex-presidente americano John F. Kennedy, em 1962.
Kim foi duramente criticada, já que a peça, além de caríssima, é extremamente frágil e histórica. Em 2016, ela foi leiloada por US$ 4,8 milhões.
Nas duas semanas que seguiram o evento, as buscas pelo estilista Bob Mackie, responsável pelo vestido, saltaram 456%.
Momento viral
Bella Hadid e Coperni fizeram história na Paris Fashion Week. A grife encerrou seu desfile de primavera/verão 2023 com “chave de ouro” ao exibir a modelo usando um vestido todo feito de spray, criado ali mesmo, ao vivo, na passarela, aos olhos do público.
A técnica de desenvolvimento do tecido pulverizado é do estilista e cientista espanhol Manel Torres. O momento registrou mais de 1 milhão de visualizações no TikTok e fez as buscas pela Coperni subirem 3000% na Lyst.
Momento mais esquisito
Você usaria uma bolsa de pombo? Pois é. Imagens da eterna Carrie Bradshaw na série “And Just Like That…” foram consideradas o “momento mais esquisito e poderoso” do ano no anuário “The Year in Fashion”.
A atriz Sarah Jessica Parker, intérprete de Carrie, apareceu usando a bolsa 3D de pombo da JW Anderson, que fez parte da coleção masculina de outono/inverno 2022 da marca. Pouco tempo depois, o item esgotou na Lyst e hoje faz parte da lista de espera do site. Detalhe: ele custa a bagatela de US$ 890.
O acessório também se tornou o mais visualizado na plataforma e registrou um aumento de 488% nas buscas na primeira semana de outubro.
Momento fashion nas telinhas
Mesmo 25 anos desde a morte da Princesa Diana, o “vestido da vingança” — como ficou conhecida a peça usada por ela após os boatos de traição do então Príncipe Charles terem sido confirmados — continua fazendo sucesso.
Um dia após a Netflix divulgar fotos da atriz Elizabeth Debicki nas gravações da quinta temporada de “The Crown”, as buscas por vestido preto ombro a ombo na Lyst subiram 58%, enquanto a demanda pelo item com decote delicado cresceu 103%.
A cena também rendeu 101,7 milhões de visualizações em vídeos com a tag #revengedress (vestido da vingança, em inglês) no TikTok.
Fonte: IG Mulher