Advogados, promotores, desembargadores, juízes, entre outros operadores do direito em Mato Grosso, receberam honrarias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em sessão especial realizada na noite desta terça-feira (6). As homenagens foram concedidas pelo deputado estadual Faissal (Cidadania) em comemoração ao Dia da Justiça (8 de dezembro).
“Estamos na Semana da Justiça. No dia 8 de dezembro é celebrado o Dia da Justiça em todo o território brasileiro e eu não poderia deixar passar em branco essa data. Por isso, fazemos essa homenagem a pessoas que se destacam na sociedade mato-grossense na área do Direito, que merecem todo o reconhecimento desta Casa de Leis”, ressaltou o parlamentar. Faissal lembrou ainda que foi aluno de alguns dos agraciados com honrarias quando cursou direito na década de 1990.
Duzentas e quarenta e nove (249) pessoas foram escolhidas para serem homenageadas. Foram entregues 15 comendas, 16 títulos de cidadão mato-grossense e 218 moções de aplausos. Entre os agraciados está o desembargador Rui Ramos Ribeiro, que recebeu a Comenda Marechal Rondon. “É uma honraria muito grande. Sou paulista e tenho Mato Grosso como meu estado natal. Completo este ano 37 anos de magistratura e posso dizer que hoje os 141 municípios são bem atendidos. Enfrentamos dificuldades que são naturais, mas podemos dizer que a evolução é extremamente positiva. Somos prestadores de serviço”, refletiu Rui Ramos.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Alves Cardoso foi homenageada com o Título de Cidadã Mato-grossense. “Hoje estão colegas que junto com a advocacia fazer parte do sistema de justiça, sempre na defesa da nossa Constituição Federal. Gostaria de ressaltar a advocacia como pacificados social, a importância da advocacia na defesa do Estado Democrático de Direito e agradecer o deputado Faissal por esse reconhecimento”, afirmou a advogada.
Entre as homenagens também foi entregue a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo “João Batista Jaudy” ao servidor do Tribunal de Justiça, Carlos Campelo. Ele é maratonista e será o segundo mato-grossense a receber a Six Medal, medalha exclusiva para os corredores que completam as seis provas do maior circuito de maratonas do mundo, além de ser escritor e colunista esportivo. “É uma grande honraria, João Batista Jaudy foi meu professor na universidade e um grande incentivador do esporte e eu faço esse trabalho de divulgar, a partir da minha experiência, a qualidade de vida por meio do esporte”, destacou Campelo.
Fonte: ALMT