Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população, Várzea Grande segue atuando com o “Plano de Ação e Estratégia de Vacinação” para elevar as taxas de imunização no município. A partir desta quarta-feira (7), a idade para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose), da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas que tenham 25 anos ou mais e receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses.
A aplicação é feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas disponíveis e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.
“Nós percebemos um aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios em nossas unidades de Saúde. Já está havendo elevação na positividade dos testes, e a pasta já avalia que isso pode ser reflexo da circulação da nova variante da infecção. Por isso já é recomendado – não obrigatório – o uso de máscara em lugares fechados, no trabalho, onde têm muitas pessoas, em mercados, igrejas. São recomendações que a população já sabe e que o uso de máscara evita a contaminação e protege do vírus. Todas as medidas já adotadas anteriormente, em plena pandemia, como o uso do álcool em gel, lavar as mãos, evitar lugares com muita aglomeração são prudentes”, recomendou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.
“Sem ter nenhum caso isolado da mais recente variante do coronavírus, a BQ.1, a preocupação da pasta é que esta já esteja circulando no município e gere um novo pico de Covid-19 entre o final deste ano e o início do ano que vem”, explicou o secretário. Ele explica ainda que o poder público quer evitar uma nova onda de contaminação em massa. “Já vivenciamos esta situação anos anteriores, e sabemos que pode ser muito arriscado principalmente para quem tem a saúde mais fragilizada, por isso é necessário que todos completem o ciclo de vacinação” alertou o secretário, lembrando que as festas de final de ano estão chegando, e as vacinas estão disponíveis nas 22 unidades básicas de Saúde e na ‘Tenda da Prevenção’, anexa a Upa do Ipase”, explicou o secretário.
Onde Vacinar:
– Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.
Horário expediente normal – Das 7h:30 às 11h e das 13h30 às 16h.
1 – Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);
2 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia);
3 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );
4 – ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);
5 – Clínica de Atenção Primária a Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro);
6 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);
7 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;
8 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);
9 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);
10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);
11 – ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur);
12 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);
13 – USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);
14 – ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado);
15 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus);
16 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
17 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);
18 – ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);
19 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);
20 – ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;
21 e 22 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).
– Ponto específico da Upa do Ipase – na Tenda da Prevenção – Também há a vacina contra a Covid-19.
– Horário das 8h às 16h.
Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.