DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A realização do concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, que acontece no próximo domingo (29), será a maior ação do prefeito Emanuel Pinheiro na área da saúde durante o seu segundo mandato. Desde que assumiu a Prefeitura, em 2017, a ampliação e o fortalecimento dos serviços do SUS em Cuiabá são o seu principal objetivo.
“Desde 2014 Cuiabá não tem concurso público para a Secretaria de Saúde. Ainda durante a minha primeira gestão, no início de 2020, eu solicitei à equipe técnica da SMS que criasse um grupo de estudo para a elaboração do concurso da saúde. O grupo chegou a iniciar os trabalhos, mas precisou interromper devido à pandemia, que acabou alterando todo o planejamento da pasta. Os trabalhos foram retomados em março de 2022 e em setembro o edital foi entregue e publicado. Estamos oferecendo neste concurso 2.162 vagas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para níveis médio e superior. Dentro destas vagas, 221 são especificamente para médicos, o que resolverá de vez a questão da falta destes profissionais na rede pública de saúde”, comentou o prefeito.
Após um amplo estudo de capacidade instalada, que leva em consideração os serviços ofertados na rede e os que ainda serão abertos e implementados, foram criados seis cargos para este concurso. Um destes cargos novos é para médico Atenção Primária Saúde (APS), que deve ter titulação em saúde da família.
“O médico APS terá o maior salário do concurso, que é de mais de 10 mil reais, além de outros incentivos. Ele atuará por 40 horas semanais na unidade onde for lotado, para que possa estabelecer vínculos com os moradores da área de abrangência. Dessa forma a população sentirá mais segurança, sabendo que o seu médico estará lá para atendê-lo”, explicou Pinheiro. Entre os cargos novos estão ainda, agente de farmácia, profissional de saúde coletiva APS, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.
Com salários que variam entre R$ 1.808,18 e R$ 10.575,89, o concurso prevê 10% do total de vagas para pessoas com deficiências e 20% para negros e índios. “Sabemos que muitas pessoas que já atuam na área da saúde e outras que desejam ser servidores públicos neste segmento estavam ansiosas pela oportunidade de se tornarem funcionários efetivos e fico extremamente feliz de poder proporcionar esta chance para elas. O concurso público da Secretaria Municipal já é um sucesso, com mais de 30 mil inscritos. Desejo boa sorte a todos e para aqueles que forem aprovados, desejo que agarrem com unhas e dentes essa oportunidade e que contribua da melhor forma possível para que possamos construir uma saúde pública cada vez melhor para nossa população”, disse o prefeito.