DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, cumpriu sua primeira agenda oficial em Mato Grosso, nesta sexta-feira (27), em reunião com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri-MT) na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).
Antes de completar seu primeiro mês à frente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fávaro retornou a Mato Grosso – maior produtor de grãos e bovinos do país – para destacar o novo momento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com destaque para pequenos produtores, trabalhadores da agricultura e agricultores familiares.
Fávaro reafirmou a expertise do agronegócio brasileiro para a produção sustentável, mas ressaltou a importância das políticas públicas para os pequenos produtores poderem se desenvolver no aumento da produção com recuperação de pastagens degradadas e baixa emissão de carbono, de forma a atrais mais investimentos e gerar empregos e oportunidades.
De acordo com o ministro, a proposta é desenvolver um programa de financiamento e incentivo à recuperação de pastagens com linhas especiais para que os pequenos produtores tenham as devidas condições para fazer o preparo do solo e aumentar sua produção com apoio de assistência técnica. Para isso, está se reunindo com representes dos setores para ouvir suas principais demandas e formatar a política pública mais efetiva.