DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Para o deputado Max Russi (PSB) investir em qualificação é fundamental para sanar a falta de mão de obra qualificada no ramo do agronegócio. Esse foi um dos principais temas levantados durante o encontro do Fórum Agro MT, que aconteceu nesta terça-feira (14) na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa considera o agro como um forte laço econômico de Mato Grosso. Ele também cita a implementação de políticas voltadas à oferta de habitação como ferramenta eficaz para a ocupação de novos postos de trabalho previstos no setor produtivo.
“Com habitação você tem condição de diminuir aluguel, trazer gente de fora, ofertar vaga de emprego. Nós temos que investir na qualificação profissional, preparar a nossa mão de obra, dar oportunidade ao nosso trabalhador, aquelas pessoas que estão fora do mercado de trabalho”, avalia.
O crescimento industrial que o estado vem protagonizando, principalmente em relação às cadeias produtivas do etanol e do milho, dentre outras perspectivas dos principais setores, é prognóstico do surgimento de mais vagas de emprego para os próximos anos.
Contudo, Max Russi acredita que as soluções propostas nos debates, somadas a uma ação conjunta e ativa com o Legislativo na formatação de políticas públicas que busquem soluções efetivas para atender o mercado de trabalho, podem gerar uma espécie de cadeia evolutiva.
“Isso vai começar a gerar uma cadeia interessante de melhora de salários, de remuneração melhor aos nossos trabalhadores. A mão de obra mais compromissada, dentro da sua área de atuação, vai conseguir ter um salário melhor, vai conseguir melhorar a sua renda. O nosso trabalhador precisa se preparar e buscar oportunidades, porque existem vagas em nosso mercado de trabalho e a gente precisa ocupar essas vagas com a mão de obra que temos em nosso estado”, pontuou.