Classificado para a final do Campeonato Carioca após a goleada por 7 a 0 sobre o Volta Redonda, o Fluminense terá duas semanas sem jogos antes de começar a decidir o título.
Estes 14 dias sem jogos serão muito importantes para o time por dois motivos. Primeiro, para o lateral Marcelo melhorar a parte física e ficar à disposição da comissão técnica. Segundo, para o técnico Fernando Diniz preparar a equipe para a maratona de jogos que se aproxima.
Com a disputa de quatro competições em abril, o Flu pode entrar em campo nove vezes em 27 dias ao longo do mês para as partidas finais do estadual, os dois primeiros jogos da fase de grupos da Libertadores, jogos de ida e volta da terceira fase da Copa do Brasil e as três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
Somente na primeira quinzena de abril, o Fluminense tem previsão de jogar cinco partidas em 13 dias, sendo os dois clássicos pela final do Carioca contra o Flamengo, um jogo pela Libertadores, um da Copa do Brasil, além da estreia pelo Brasileirão.
O agravante é que o time pode ter que realizar uma viagem intencional entre os Fla-Flus decisivos, ter que viajar para o primeiro jogo da Copa do Brasil e ainda seguir em viagem para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, contra o América-MG, que será em Belo Horizonte.
O Fluminense ainda aguarda o sorteio da fase grupos da Libertadores, que será no dia 27 de abril, e o da terceira fase da Copa do Brasil para saber os adversários.
Confira a previsão de jogos em abril
- 02/04 – Flamengo x Fluminense – primeiro jogo da final do Campeonato Carioca
- 05/04 – Jogo da primeira rodada da fase de grupos da Libertadores (adversário indefinido)
- 09/04 – Fluminense x Flamengo – segundo jogo da final do Campeonato Carioca
- 12/04 – Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil (adversário indefinido)
- 15/04 – América-MG x Fluminense – Primeira rodada do Campeonato Brasileiro
- 19/04 – Jogo da segunda rodada da fase de grupos da Libertadores (adversário indefinido)
- 22/04 – Fluminense x Athletico-PR – segunda rodada do Campeonato Brasileiro
- 26/04 – Jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil (adversário indefinido)
- 29/04 – Fortaleza x Fluminense – terceira rodada do Campeonato Brasileiro
-
A tendência é que haja mudanças em algumas datas já que tabela ainda será desmembrada nas competições. Caso siga dessa forma, o Fluminense terá treinos completos apenas em três datas: 7, 17 e 24. Isso porque as atividades antes e depois dos jogos costumam ser de menor impacto físico.
E o Marcelo?
Para encarar a maratona, a equipe pode ter um reforço de peso já nos primeiros jogo de abril. Principal contratação do Fluminense para a temporada, Marcelo ainda não teve a data de estreia confirmada.
Mas a tendência é que o jogador comece a ficar à disposição para os jogos finais do Campeonato Carioca, que vão ocorrer nos dias 2 e 9 de abril, além do primeiro jogo da Libertadores, previsto para o dia 5. Na coletiva após o jogo contra o Volta Redonda, inclusive, o técnico Fernando Diniz falou da possibilidade de escalar o lateral após a pausa para a Data Fifa.
“Vamos ver se o Marcelo tem condição de estrear. O Marcelo está se dedicando bastante. Vamos aproveitar essas duas semanas para decidir. Mas é uma possibilidade”, Diniz.
A última vez que Marcelo entrou em campo foi em 11 de janeiro, no empate do Olympiacos com o Atromitos, pela Copa da Grécia. Ele iniciou os trabalhos no Fluminense há uma semana e já está treinando com o grupo. Após a classificação para a final, os jogadores do Flu ganharam três dias de folga e retornam aos trabalhos na próxima quarta-feira.