Josi Dias
A Páscoa deste ano será celebrada no dia 9 de abril e traz otimismo para alguns segmentos comerciais, principalmente do ramo alimentício como supermercados. De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a expectativa para 2023 é de um aumento nas vendas próximo a 3,2% quando comparado com 2022.
“Lembrando que no ano passado, quando comparado com 2021, o aumento ficou na casa de 8%”, disse o superintendente da instituição e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja.
Os dados do levantamento mostram que a expectativa de 22% dos consumidores da grande Cuiabá é gastar mais do que no ano anterior, 64% pretendem gastar o mesmo valor e 14% gastar menos. Os itens mais procurados continuam sendo chocolates e pescados, já que 78% dos consumidores pretendem comprá-los.
Além disso, o gasto médio durante o período está estimado em R$ 214,00, o que representará uma movimentação na economia da região metropolitana da capital próxima a R$ 55 milhões.
Segundo o Superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, “chocolate e bacalhau sempre estão na lista de compras como favoritos, mas é importante relatar que ambos acumulam altas na importação próximas a 10,9% e 86%, respectivamente, porém mesmo assim, conforme os entrevistados, eles irão consumir esses produtos e similares, além de outros itens alimentícios que complementam uma boa comemoração”.
Algumas pessoas pretendem viajar durante o feriado prolongado de sexta-feira da paixão, entre elas, 2% disseram que viajarão para fora do estado e 4% para cidades localizadas em Mato Grosso. A maioria pretende ficar em casa (43%) e outras relataram que irão participar de eventos religiosos (8%).
Um dado interessante da pesquisa é que 48% pretendem participar de alguma brincadeira que envolva troca de presentes, seja no trabalho ou entre familiares.
Segundo o estudo, a maioria dos consumidores pretende comprar à vista (84%), sendo 43% utilizando dinheiro ou PIX, 21% cartão de débito e 20% cartão de crédito. Os supermercados prometem estar bem movimentados neste período, com quase todos os entrevistados (96%) dizendo que realizarão pesquisas de produtos e preços nos supermercados, seguido do e-commerce/internet (46%), shoppings (31%), comércio em geral de rua (27%) e feiras (15%).
Segundo Granja, os supermercados e lojas especializadas estão trabalhando o produto chocolate, principalmente os ovos, desde a segunda quinzena de fevereiro, mas o período que concentrará o maior movimento será durante a semana que antecede o dia da Páscoa, “82% dos consumidores pretendem ir às compras somente na véspera da data”. Além disso, ele relata que a Páscoa também beneficia outras atividades empresariais, “floriculturas, padarias, lojas de artigos religiosos, restaurantes e bares, pousadas, empresas do ramo de lazer e entretenimento certamente terão incrementos em seus faturamentos, além do mercado de produção de ovos de chocolates caseiros que tem conseguido aumentar ano a ano a sua fatia de mercado”.
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO
Vale lembrar que conforme a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) que abrange a categoria de Empregados e Empregadores no Comércio Varejista em Geral e Prestação de Serviços das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, não será permitida a convocação do funcionário para o trabalho na sexta-feira da Paixão. Essa regra é geral, tanto para o comércio de rua, quanto para os de shoppings.
“Essa é uma das cinco datas inegociáveis que constam na CCT, onde o empregador não pode convocar o trabalhador, contudo, existem atividades consideradas essenciais, como os de gêneros alimentícios, postos de combustíveis, farmácias ou outras que tenham autorização legal ou judicial que poderão funcionar obedecendo às suas respectivas autorizações e/ou convenções”, informou Granja.