DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O senador Jayme Campos (União-MT) foi reconduzido, nesta terça-feira, 28, para ocupar a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal. Ele aceitou o convite para o cargo e foi eleito por aclamação.
O colegiado terá como vice o senador Eduardo Braga (MDB-AM). A reunião foi inicialmente presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).
História de vida, conduta ilibada e experiência foram algumas das qualidades exaltadas pelos senadores ao se referirem ao senador Jayme Campos para o cargo, que ele havia ocupado entre 2019 e 2021. O senador mato-grossense exerce o segundo mandato de senador da República.
“No exercício da política, sou daqueles que acredita no poder da palavra, no diálogo e na busca do entendimento possível” – disse Jayme Campos, ao tomar posse. Ele também reafirmou a responsabilidade de manter o compromisso de “zelar pela observância dos preceitos éticos e garantir a dignidade do mandato parlamentar”.
Jayme Campos fez questão de enfatizar que o seu primeiro mandato na presidência do Conselho de Ética se encerrou em 24 de setembro de 2021. Ele lembrou que, em virtude da pandemia e por força do Ato do Presidente nº 02, o conselho ficou impossibilitado, formalmente, de realizar reuniões presenciais. “Agora, temos totais condições de retomar as atividades de forma plena” – explicou.
Campos ressaltou ainda que no exercício da presidência do Conselho de Ética “não haverá atos de revanchismo ou decisões açodadas”. Legalista, se comprometeu a “seguir rigorosamente o devido processo legal” tomando como base o Regimento Interno do Senado, o Código de Ética e a Constituição.
O Conselho de Ética é composto por 15 membros titulares e 15 suplentes. Além de Jayme Campos e Eduardo Braga, compõe o conselho os senadores: Otto Alencar (PSD-BA), Omar Azizi (PSD-AM), Zenaide Maia (PSD-RN), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO), Davi Alcolumbre (União-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Maqrcos Do Val (Podemos-ES), Weverton (PDT-MA), Dr Hiran (PP-RR), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Magno Malta (PL-ES), Jorge Seif (PL-SC) e Márcio Bittar (União-AC).