THIAGO SILVA
[email protected]
Durante a audiência pública sobre saúde mental ocorrida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) que é autor de importantes leis e projetos que tratam sobre o tema – posicionou a necessidade de mais investimentos e a aplicação de políticas públicas efetivas por parte da gestão estadual. Ele frisou que essa deve ser uma das prioridades no orçamento do Estado.
“Desde que eu assumi o mandato, trabalho para que o Governo dê uma atenção especial para a saúde mental, ofereça um acolhimento para as pessoas com transtorno e suas famílias que sofrem com a falta de políticas públicas”, comentou o parlamentar.
A audiência, realizada em conjunto com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, foi requerida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) que também integra a Câmara Setorial Temática (CST) de Saúde Mental com Thiago Silva. “Juntos do Avallone, criamos essa Câmara para que pudéssemos aprofundar esse assunto.
O nosso Estado vive um momento fiscal de superávit, e isto é fundamental para avançarmos nos investimentos dos programas de saúde mental.
O nosso objetivo é aprofundar o debater sobre saúde mental e, para que, seja realmente prioridade no Estado”, disse o emedebista.
“A gente vai precisar muito da experiência, do trabalho, que o Thiago Silva já faz há bastante tempo pela saúde mental. Então, estamos bastante contentes com a sua presença e não é só participar, ele é parte deste projeto e, também, da nossa Câmara Temática Setorial que não é minha e, sim, nossa.
O depoimento dele foi fantástico, de quem vive o problema. Muito importante”, declarou Avallone.
Thiago é autor da Lei de n.°11.377/2021 que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia e outras Doenças Mentais, da Lei de n.° 11.917/2022 que propõe a Semana de Conscientização sobre Esquizofrenia e da Lei n.° 11.867/2022 da Semana de Saúde Mental nas Escolas, sendo que também há diversos projetos de leis de saúde mental sob a sua responsabilidade, em tramitação, na Casa de Leis.
Ele também, por meio do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef), garantiu mais de R$ 6 milhões ao Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso de Rondonópolis, para atender pacientes com transtornos mentais na região sul e sudeste do Estado.
No final da explanação, Thiago Silva enfatizou que espera que com os trabalhos das Comissões de Saúde e Educação e a Câmara Setorial voltados para Saúde Mental na Assembleia Legislativa possam sensibilizar o governo do Estado a investir na questão de prevenção, acolhimento e, assim, terem um avanço significativo com as políticas públicas, sendo uma delas o reforço de equipes multidisciplinares nas instituições de saúde e educação.