FONTE ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS
[email protected]
Mais dois municípios da Baixada Cuiabana receberam a equipe do Núcleo de Apoio para a Implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), coordenado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). As visitas técnicas a Rosário Oeste e Nobres foram realizadas na primeira quinzena de julho, contando com a participação de prefeitos, secretários, técnicos, produtores rurais, entre outros representantes locais.
O objetivo do trabalho, desenvolvido pela AMM em conjunto com a Assembleia Legislativa, parceira na criação do Núcleo de Apoio, é orientar e acompanhar a gestão municipal e os produtores nas ações necessárias para adesão ao Susaf. A medida é necessária para possibilitar a comercialização de produtos da agricultura familiar e de pequeno porte em todo o território estadual. Para tanto é preciso adequar os produtos de origem animal às exigências do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e registrar os produtos de origem vegetal na Vigilância Sanitária.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, assinalou que os municípios visitados já começam a colher resultados e a implementar as práticas recomendadas. “Dos 14 municípios da Baixada, 12 já receberam a nossa equipe, que se reúne com as lideranças locais e com os produtores para orientação sobre os procedimentos técnicos a serem adotados na atividade desenvolvida. Defendemos o fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvemos ações e apoiamos iniciativas no setor porque a atividade está presente em 100% das cidades de Mato Grosso”, assinalou.
Em Rosário Oeste, os profissionais do Núcleo se reuniram com o prefeito Alex Berto e equipe, além de realizar visitas a propriedades rurais. Foi discutida a importância da implementação do sistema em âmbito local, além da apresentação de objetivos que a AMM pretende alcançar, as vantagens e benefícios para os produtores e municípios que aderirem ao Susaf, entre outros temas.
A Associação fará todo o acompanhamento e orientação aos gestores, servidores e produtores do município, apoiando a preparação da documentação necessária para a implantação do Sistema de Inspeção Municipal e posterior adesão ao Susaf.
Em Nobres, a equipe foi recebida pelo prefeito Leocir Hanel, secretários e técnicos da prefeitura. O município já está implantando o Sistema de Inspeção Municipal e durante a visita, a segunda já realizada para orientação, os gestores receberam relatório técnico sobre o andamento dos trabalhos de adequação ao sistema, relatório da Vigilância Sanitária, além de parecer e minuta de lei e decreto quanto à legislação do SIM.
O relatório da Vigilância Sanitária foi elaborado com base em informações coletadas na primeira reunião. O documento contém informações importantes quanto ao trabalho realizado pela Vigilância, além de informar sobre os procedimentos que devem ser adotados para adesão dos empreendimentos ao Susaf, entre outros.
Já o relatório técnico do SIM contém informações sobre o plano de trabalho, planilhas, formulário, cronogramas e orientações de documentações, de como proceder com as fiscalizações, inspeções, entre outras orientações.
Participaram das viagens a gerente do Núcleo Susaf, Nathacha Carvalho, as médicas veterinárias Lucelma Vanni e Silvia Dorileo, o advogado Fernando Alves, e a engenheira de alimentos Renata Cabral.
As visitas técnicas estão sendo realizadas em cidades da Baixada Cuiabana com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, movimentar a economia local, além de fomentar a geração de emprego e renda. Os próximos municípios a serem visitados são Jangada e Cuiabá.