DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, participou do 2º Seminário das Pretas realizado na terça-feira (25), no auditório da Secretaria da Mulher. O evento, que reuniu cerca de 200 mulheres, teve como temática o “Protagonismo e Empoderamento da Mulher Negra”.
Em seu discurso, Marcia destacou os esforços da gestão para promover a inclusão e a igualdade de gênero e racial, tanto nas ações direcionadas à sociedade quanto na estrutura administrativa da Prefeitura de Cuiabá.
“Nós somos uma gestão totalmente inclusiva. Já tivemos mais de 20 secretárias mulheres, algumas delas mulheres negras, fortes e grandes gestoras. Ainda temos mulheres como Hellen Ferreira à frente da Assistência Social, e Elis Prates, adjunta na Secretaria da Mulher, que mostram que o protagonismo feminino e negro deve fazer parte de posições de liderança”, elencou.
Marcia também destacou algumas ações voltadas à população, como o projeto Incluiabá, uma iniciativa pioneira em todo o país. A administração proporciona em sua estrutura organizacional vagas de emprego e ingresso ao mercado de trabalho para a população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, imigrantes e outros grupos sociais.
Já são mais de 25 novos servidores, entre eles seis mulheres negras, que passaram por capacitação técnica e agora integram a estrutura do Gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro e das secretarias instaladas no Palácio Alencastro.
“Ao buscarmos garantir a igualdade e a equidade em todos os contextos, asseguramos que o racismo, sexismo, discriminação e o preconceito sejam reduzidos na busca por uma sociedade sem desigualdades”, frisou.
Dia 25 de Julho
O dia 25 de julho é lembrado em todo o mundo como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, é também Dia de Tereza de Benguela – data instituída através da Lei nº 12.987/2014, como forma de reforçar a busca por igualdade de direitos e marcar a resistência da mulher negra para ter visibilidade na luta contra opressão de gênero, raça e etnia a que são submetidas dia após dia.
A data é também uma homenagem a história de Tereza de Benguela, liderança que esteve à frente do Quilombo Quariterê, no estado de Mato Grosso, um exemplo da luta pela igualdade de direitos e pelo fim da escravidão a que as autoridades submetiam os negros no século XVIII. O esforço e a dedicação de Tereza para fortalecer o Quilombo, tanto em armamento, quanto em força econômica é lembrado até hoje nesta data em que se comemora a representatividade das mulheres negras em todo o Brasil – 25 de julho.