DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Será encerrado nesta terça-feira (15.08), às 19 horas, horário de Mato Grosso, o processo eleitoral do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT). Pela primeira vez na história, a disputa pelo comando da entidade conta com uma chapa de oposição. Serão eleitos 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes. A votação é obrigatória a todos os médicos inscritos na autarquia. Estão aptos a votar pouco mais de 7 mil profissionais em todo o estado.
Historicamente, as eleições no CRM-MT são feitas com uma única chapa inscrita, o que mudou nas eleições deste ano. Isso porque um grupo de 40 médicos de Cuiabá e diversas outras regiões do estado decidiu entrar na disputa. A intenção da Chapa 1, Mudança Já!, é a de, se eleita, aproximar mais o Conselho dos profissionais, que nos últimos anos passaram a conviver cada vez mais com falta de estrutura e atrasos salariais.
A votação, iniciada nesta segunda-feira (14.08), é totalmente online e pode ser feita, inclusive, por profissionais que estejam no exterior. Basta acessar o site www.eleicoescrms.com.br e fazer o login. Estão aptos a votar todos os profissionais inscritos na autarquia até o dia 7 de agosto e que não tenham dívidas com o CRM. O voto é obrigatório, mas facultativo aos profissionais com mais de 70 anos. A ausência na votação sem justificativa gera a cobrança de uma multa de R$ 89.
Os conselheiros efetivos e suplentes eleitos tomam posse no dia 1º de outubro e terão mandato de 5 anos.