DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Mato Grosso é “recheado” de coisa boas e de uma gastronomia reconhecida nacionalmente pelo sabor e tempero marcantes, o que permite infinitas possibilidades para o ramo alimentício. Por isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) proverá durante a 13ª Feira do Empreendedor – Conexões que Transformam’, palestras e atividades voltadas ao segmento de alimentos e bebidas.
Além disso, durante a feira, que será realizada de 5 a 8 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, o público encontrará uma ampla praça de alimentação e até uma Dark Kitchen, que é um novo modelo de negócio conhecido popularmente como “restaurante fantasma”, no qual oferece a instalação de uma cozinha bem equipada, estruturada e compartilhada por empreendedores do ramo da alimentação.
Segundo a gestora da Feira, Erika Cunha, estas cozinhas cresceram por conta da pandemia, e, como não há espaço para atendimento presencial, os custos são bem mais baixos e divididos entre os que fazem uso da mesma. No local, é possível produzir diversos produtos, como hambúrguer, pizza, comida japonesa e tantas outras opções no mesmo espaço.
“É um negócio voltado exclusivamente ao delivery, que ganhou força nos últimos anos e a ideia é oportunizar novas possibilidades de negócios para o ramo gastronômico dentro da Feira. Além disso, teremos uma ampla praça de alimentação, com diversidade gastronômica. A Abrasel nos auxiliou na construção deste projeto, definindo os restaurantes e cuidando para que sejam servidos alimentos de qualidade, com variedade e preços acessíveis”, falou.
O empreendedor do ramo gastronômico, Oscar de Oliveira Louzada, contou com o apoio do Sebrae/MT para abrir seu primeiro negócio, ele afirma que certamente irá na Feira para obter mais informações sobre o segmento que atua.
Ele conta que há cinco meses montou uma hamburgueria em Sorriso (a 418 km de Cuiabá) e já se tornou referência em conceito no segmento.
“Busquei consultoria do Sebrae/MT antes mesmo de abrir a empresa e com apenas cinco meses, já notamos um bom crescimento e o movimento tem aumentado significativamente. Na consultoria, já recebemos informações sobre manipulação e a importância de oferecer alimentos de qualidade, por isso, eu recomendo para qualquer empreendedor, procure o Sebrae/MT para ser mais assertivo. A nossa hamburgueria tem uma média de atendimento de 60% presencial e 40% por delivery”, fala.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
O setor de hamburgueria é um dos que mais cresce no país e tem o acompanhamento de perto do Sebrae/MT. Para se ter ideia, no Brasil há 457.119 hamburguerias/lanchonetes, e destas, (63%) são tocadas por microempreendedores individuais (MEIs). Desse percentual, 2% estão no estado mato-grossense, que correspondem a 9.432 mil empresas no ramo e 70% são microempreendedores individuais.
Programação especial
Durante a 13ª Feira do Empreendedor terão quatro importantes palestras voltadas ao segmento alimentício com Renata Cruz (Tema: A hospitalidade começa de dentro do seu negócio), Edijeide Marques (Tema: Perspectivas da economia para o setor de food service), Ailin Aleixo (Tema: Food service do Futuro), Sergio Molinari (Tema: 10 Pontos para o Sucesso no Mercado de Alimentação Fora do Lar em 2023) e uma oficina de food styling com Maria Clara, que Chef, especialista em bolos, empreendedora e criadora de conteúdo digital.
Também terá oficina de como configurar seu negócio no Ifood com o empresário Eduardo, além do Espaços Conceitos, onde o Sebrae/MT buscará evidenciar uma pequena cervejaria, que são vendidas e consumidas tanto cervejas de produção artesanal quanto alguns pratos elaborados no local.