DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Juíza Eleitoral Aline Bissoni determinou (14), por meio de liminar, a imediata remoção de panfletos nos postes de Rondonópolis e a proibição da disseminação de fake news por meio de vídeos contra o pré-candidato a prefeito Thiago Silva.
A ação foi proposta pela Coligação Juntos por Toda Rondonópolis – MDB, União Brasil, Republicanos, Agir e PRD em desfavor de Kamila de Carvalho Dourado. A pena diária para o descumprimento é de sob pena de multa diária de R$5 mil.
De acordo com a Justiça, os materiais divulgados de forma inapropriada por Kamila tentam influenciar de maneira negativa o eleitor, uma vez que ultrapassaram os limites da livre manifestação de pensamento, caracterizando-se como uma postagem disseminadora de propaganda eleitoral vedada (fake news).
Kamila havia espalhado nesta semana panfletos e gravado vídeo propagando fake news de que Thiago Silva havia votado contra a projeto de lei 1308/2024 para que o valor da passagem do BRT em Cuiabá fosse no valor de R$ 1.
Os documentos apresentados pela defesa da Coligação Juntos por Toda Rondonópolis comprovaram que a divulgação feita por Kamila é inverídica, notadamente porque o projeto ainda não foi votado na Assembleia Legislativa e, atualmente, encontra-se na Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte, para emissão de parecer.
“Queremos fazer uma campanha propositiva e é isto que a população de Rondonópolis merece e espera. Esta é mais uma fake news que foi desvendada, e para cada ataque e mentira, iremos apresentar propostas e soluções para o futuro de Rondonópolis”, afirmou Thiago Silva.