DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O coletivo de audiovisual MT Queer, de Cuiabá, alcançou reconhecimento internacional ao vencer o prêmio de Melhor Web Série de Drama com a obra “Flor Cuiabana” no prestigiado New Jersey Web Fest, realizado em New Jersey, Estados Unidos.
O evento, que celebra e premia produções digitais e criadores de conteúdo do mundo todo, destacou o trabalho inovador do grupo, colocando Mato Grosso e o Brasil no mapa das grandes produções internacionais.
Além de conquistar o prêmio na categoria de drama, o MT Queer foi agraciado com o Silver Ticket, um prêmio especial que garante ao coletivo a oportunidade de concorrer diretamente no Apulia Web Fest, na Itália, em 2025.
Esse reconhecimento internacional é uma grande vitória para a produção audiovisual independente e para a representatividade LGBTQIApn+ no cenário global.
“Nós estamos muito emocionados com essa conquista. Representar Cuiabá, Mato Grosso e o Brasil em um evento dessa magnitude já era um sonho. Vencer e ainda garantir uma vaga no festival de Apulia na Itália é algo que nunca imaginamos. É a prova de que nosso trabalho tem impacto e ressonância internacional”, celebrou o Vice-presidente do MT Queer, Stephen Pederiva.
A viagem só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), que acreditou e investiu no projeto. “Agradecemos imensamente à Secel por confiar em nossa proposta e nos ajudar a levar nossa arte e cultura para além das fronteiras do Brasil”, destacou o produtor cultural Hiago Conrado.
A obra premiada Flor Cuiabana conta a história de Flor, uma travesti que enfrenta o preconceito ao fazer a transição dentro de uma grupo de siriri.
“Falar sobre transfobia no cinema é dar voz à luta pela sobrevivência e dignidade da comunidade trans. Expor essa realidade é essencial para quebrar preconceitos e promover o respeito que todos merecem”, destacou o Diretor Elton Martins.
O New Jersey Web Fest é reconhecido por ser um dos principais festivais de web séries do mundo, reunindo os melhores criadores de conteúdo digital. A participação do MT Queer reafirma a capacidade do Estado de Mato Grosso de produzir conteúdo cultural de qualidade e com relevância global.