DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
No programa eleitoral desta segunda-feira (14), sete ministros do governo federal garantiram apoio aos projetos do candidato a prefeito Lúdio Cabral.
As autoridades destacaram que, com a força política de Lúdio, a capital ganhará em infraestrutura, saúde, educação, geração de emprego e renda, entre outros setores, além de garantir os direitos das mulheres.
O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, reforçou a força das parcerias propostas por Lúdio ao se comprometer com as propostas pelo candidato e pela candidata a vice-prefeita, Rafaela Fávaro, para fomentar o empreendedorismo em Cuiabá. “Será o governo da parceria. Parceria com a iniciativa privada, atraindo investimento para gerar emprego e melhorar a vida da população. Conte conosco neste trabalho, doutor Lúdio.”
Com a força política necessária para obter recursos, Lúdio explicou como vai transformar Cuiabá nos próximos quatro anos. “Vamos trazer muitos projetos [ao governo federal] para que possamos levar recursos [para Cuiabá] e impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade” disse.
O ministro das Cidades, Jader Filho, apoia a proposta de Lúdio de construir 20 mil casas populares em Cuiabá pelo programa Minha Casa Minha Vida. “Contem com o governo federal para possamos levar infraestrutura para Cuiabá”, disse. O compromisso foi endossado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que lembrou que as casas construídas pela gestão de Lúdio terão energia solar. “Vamos ajudar Lúdio a colocar em prática o compromisso de dar energia solar para a população e fortalecer a economia de Cuiabá”, disse o ministro
Na área de mobilidade urbana, o governo federal se comprometeu a concluir o Rodoanel. “Essa parceria é fundamental para que a cidade possa avançar mais rápido. Vamos trabalhar juntos nisso e com muita energia, porque terminar o rodoanel e conectá-lo às avenidas importantes e aos bairros mais populosos significará uma grande transformação na qualidade de vida das pessoas”, pontuou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Na educação, Lúdio vai garantir 4 mil vagas em creches com hora estendida, por meio de parcerias com igrejas e entidades da sociedade civil. Além disso, criará 14 novas escolas em tempo integral, trará para Cuiabá um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além de oferecer cursinhos pré-vestibular e pré-enem nos bairros.
Todas estas propostas já têm respaldo do ministro da Educação, Camilo Santana. “Lúdio contará com todo meu apoio e todo apoio do Ministério da Educação para que a gente possa fazer as grandes ações e investimentos que as crianças de Cuiabá precisam e merecem: creche, escola em tempo integral, salas multifuncionais para crianças com deficiência. Portanto, conte comigo”, afirmou o ministro para Lúdio.
Com recursos do Ministério da Saúde, Lúdio vai criar o primeiro Hospital Infantil e Maternidade de Cuiabá, construir duas novas policlínicas e reabrir outras três. Nos postos de saúde, Lúdio vai ampliar de 111 para 312 médicos e equipes de saúde da família. “Com Lúdio Cabral na prefeitura, o povo de Cuiabá contará com conhecimento, experiência e compromisso para cuidar da saúde de todos”, afirmou a ministra Nísia Trindade.
Já a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a participação feminina na gestão da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, pois 50% do secretariado será formado por mulheres. “Com o Lúdio e com a Rafaela, Cuiabá vai fazer a diferença, porque as mulheres vão ser parte estratégica da gestão do município, das soluções, das decisões que serão tomadas. É por isso que está selada nossa parceria.” Com apoio do Ministério das Mulheres, a coligação “Coragem e Força pra Mudar” também ampliará as casas de abrigo para mulheres vítimas de violência, garantirá o atendimento integral às gestantes e entregará um kit de enxoval para as grávidas de baixa renda.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.